Aviesp comemora 34 anos e 2691 profissionais capacitados

0

Marcelo Matera, atual presidente, com Fernando Santos, presidente da próxima gestão

 

A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo chega aos 34 anos hoje, dia 18, com a marca de 2691 profissionais capacitados em 2015. Fundada por 25 agentes de viagens em 1982, a Aviesp hoje conta com cerca de 300 associados em todo o interior do Estado de São Paulo.

Em 2016, começa o triênio da nova diretoria presidida por Fernando Santos. “Estamos preparados para o desafio de comandar uma entidade que é respeitada no plano nacional”, pondera Santos. Para o presidente Marcelo Matera, que encerra o mandato este ano, o trabalho da nova diretoria “será marcado pela intensidade e pela dedicação”.

Capacitações

As capacitações mobilizaram profissionais do segmento em diversas cidades do interior, da Capital (SP) e até de outros Estados. A entidade contabilizou a capacitação/atualização em eventos como o Seminário para Profissionais de Turismo (1280 profissionais) e as Arenas de Turismo (632), ambos dentro da 38ª AVIESP: Expo de Negócios em Turismo, realizada em abril, em Campinas, no Expo Dom Pedro.

Também reuniu os agentes na cidade de Olímpia, para a Convenção AVIESP que debateu importantes temas e estimulou a reflexão sobre a profissão do agente de viagens, com a participação de 72 profissionais, proprietários de agências associadas.

Na parceria com a prefeitura de Campinas, foram capacitados 587 profissionais entre junho e novembro, em uma ação inédita na cidade. Foram treinados agentes de viagens (receptivo, emissivo e transportadores), guias, representantes do Turismo Rural, taxistas, agentes públicos (Guarda Municipal, PM, Emdec), colaboradores dos postos de informações e das atrações turísticas, das recepções dos hotéis, dos bares, restaurantes e comerciantes em geral.

Promoveu cursos em parceria com o ICCABAV e apoio do Senac em palestras ministradas nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto, que mobilizaram 120 agentes.

Foi a primeira Associação a lançar o EAD (ensino a distância) totalmente gratuito para o associado. Também apoiou eventos de fornecedores e outras entidades, incluindo a Feira da Abav, da qual é associada congênere, além do Festival de Turismo de Gramado.

Retrospectiva

A entidade trouxe a 38ª Aviesp: Expo de Negócio em Turismo para Campinas, obtendo os melhores resultados já alcançados pelo evento, que registrou a participação de 5183 profissionais, sendo 3655 agentes de viagens, 1162 expositores e 366 convidados/visitantes.

A mudança agradou agentes e fornecedores. Em pesquisa de opinião realizada anualmente, o evento obteve 96% de aprovação junto aos expositores, nos quesitos cidade e local do evento (Expo Dom Pedro). O índice de satisfação quanto ao interesse do público presente chegou a 92,3%.

 

FA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here