Christina Kler

Embarque imediato pelo portão 27

Por Christina Kler*

Neste exato momento, milhões de pessoas estão em algum dos milhares de aeroportos que existem no mundo, embarcando para um destino, seja cidade, montanha, ilha, deserto… E todos esses viajantes compraram sua viagem após fazer uma escolha. Vivemos em uma época caracterizada pela multiplicação das ofertas e das escolhas. Este ano, visitei duas importantes feiras de turismo – a Fitur, em Madri, e a ITB, em Berlim. Participar desses eventos me fez pensar em como irão se comportar os viajantes do futuro com tantas possibilidades e tanta tecnologia?

Mais e mais os agentes de viagem precisam se tornar verdadeiros especialistas, para atender a clientes que estão se tornando cada vez mais exigentes e informados. E eles precisam ser antenados para traçar o perfil exato do viajante e oferecer a viagem perfeita ou o destino da moda. Para isso, é preciso ficar atento às tendências de mercado, saber o que oferecer e onde buscar as informações, mas creio que o mais importante de tudo é surpreender.

O mercado de viagens de luxo está em constante transformação. Hoje, todos falam em experiências e esta é uma palavra chave. Todos querem encontrar experiências novas, únicas e autênticas que podem ser vivenciadas em hotéis, resorts ou até em tendas que não só oferecem uma perfeita hospitalidade, mas estão localizadas em algumas das mais lindas cidades ou remotas regiões do mundo.

Para mim, este consumidor do luxo pode ser dividido em diversas categorias. Há o que só gosta de city breaks e, em cada cidade que visita, quer ficar no mais atual e luxuoso hotel. Os que não se cansam de ir a Nova Iorque, por exemplo, procuram ficar em uma nova propriedade  a cada estada e serem encantados pela atmosfera única de empreendimentos como o Sago Hotel NYC.

Outros preferem seguir em busca de emoções que podem ser encontradas entre diversos tipos de atividades, como sobrevoar o deserto da Namíbia, embarcar num dos cruzeiros Urtigruten ou ir pedalar por vinhedos na Itália, para mergulhar totalmente na aventura da qual voltarão com uma infinidade de histórias.

Há ainda os que buscam o que está realmente na moda, o local onde todos os amigos estejam indo. Atualmente, esse destino é o conjunto das ilhas Baleares (Maiorca, Ibiza, Minorca, Formentera e Cabrera). Localizadas no Mar Mediterrâneo, elas estão no seu melhor momento e alugar uma moto para descobrir as regiões genuínas e históricas de Maiorca , onde a realeza espanhola passa suas férias proporciona uma felicidade única.

Para poder indicar essas descobertas aos turistas com perfil de luxo é preciso aprender sobre o segmento e frequentar feiras de turismo focadas no assunto, principalmente a ILTM Cannes ou a Pure Life Experiences em Marrakesh. Nesses eventos, é possível garimpar tudo o que poderá render gratas surpresas para os clientes nesse mundo fascinante e sempre repleto de novidades.

*Consultora de turismo de luxo da Net Hospitality Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo