Embratur promove diversidade turística brasileira na BTL

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) dará destaque à diversidade turística do Brasil em uma das maiores feiras internacionais do setor, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que ocorrerá de quarta (15) a domingo (19), em Portugal. O objetivo é ampliar a oferta de produtos brasileiros para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português.

O segmento cultural será um dos grandes destaques. “O nosso patrimônio cultural faz do Brasil um destino muito procurado pela culinária, artesanato, música, dança e festas populares, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas; o Carnaval e o São João, festividades promovidas em diversas regiões do Brasil”, afirmou Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

Assim como em Portugal, o turismo religioso também ganha força no Brasil. Dentre os produtos apresentados, estarão as tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, a exemplo de Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador; além das festas religiosas, como o Círio de Nazaré, em Belém e a Lavagem do Bonfim, em Salvador.

As viagens de ecoturismo serão outro destaque no pavilhão do Brasil, País com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Em 2017, a novidade será a inauguração da Transcarioca, trilha que cruza a cidade do Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 quilômetros. O trajeto possibilita ao visitante apreciar a deslumbrante paisagem cultural urbana da cidade em meio ao contato próximo com a natureza.

“A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Nesse contexto, não poderíamos deixar de promover destinos que contribuem efetivamente com a preservação do meio ambiente, a valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento do Brasil”, destacou Lummertz.

Mercado português

Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos pela política internacional de promoção turística do Brasil. Em 2015, último dado oficial disponível, o Brasil recebeu 162.305 portugueses, conforme dados do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo, número que coloca Portugal entre os dez maiores países emissores de turistas para o mercado brasileiro.

Bolsa de Turismo de Lisboa

A 29ª edição da BTL, feira potenciadora de network nos mercados que integram o turismo português, confirma-se também como barômetro que espelha a tendência de crescimento do setor. Este ano, a organização do evento estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.

Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior mostra dos diferentes players do turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros. A Bolsa de Turismo de Lisboa irá ocupar uma área total de mais de 37 mil m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, irá abrir o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia.

Equipe de Redação

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo