Feira Mistura, no Peru, celebra 10 anos voltando às origens

A feira gastronômica mais importante da América Latina, Mistura, completa 10 anos e celebrará a sua décima edição em grande estilo, em um novo local: o bairro histórico de Rímac, dono de uma tradição milenar e berço da cultura crioula musical e gastronômica do Peru. Para comemorar a primeira década, o evento volta à sua essência em um parque de exposições com um ambiente mais caloroso e mais próximo do público.

De 26 de outubro a 05 de novembro, o Club Revólver será o cenário da tradicional feira Mistura, que pretende continuar posicionando a enorme biodiversidade e a infinita criatividade peruanas, bem como seguir construindo a identidade cultural do país, levando aos seus participantes e visitantes o sabor de cada região do Peru.

Nesta edição, a proposta gastronômica será renovada, com restaurantes estreantes e tendências contemporâneas, tais como: bares de Ceviche, cozinhas de mercado, restaurantes de comida orgânica e bares ​​inovadores. A tradição também estará presente em novos restaurantes, carrinhos de mão expositores e deliciosos doces típicos.

Para homenagear o esforço empreendedor dos peruanos, este ano o evento contará com a presença de Picanteras de Catacaos, mulheres fortes e solidárias que se esforçam para superar a tragédia provocada pelo El Niño costeiro. Essas empresas buscam reativar sua economia após as perdas e dificuldades que aconteceram durante o verão, por isso, fazer parte do Mistura é uma boa maneira de virar a página e continuar levando sua tradição e sabor. Na mesma linha, e em parceria com o programa “A Comer Pescado”, se contará com um pavilhão de deliciosos e nutritivos pratos de mariscos preparados pelas talentosas esposas de pescadores.

Outra novidade deste ano será uma área dedicada a caldos, sopas (chupes), cozidos (sancochados) e sopas tradicionais de todo o Peru. Os participantes poderão saborear pratos como o chupe de camarão e o Inchicapi (sopa silvestre feita de frango e amendoim). O cacau, chocolate e café também contarão com um pavilhão especial, no qual serão referenciados. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar sabores e aromas por meio de suas variedades e formas de elaboração.

O Pisco terá, como sempre, um lugar especial com os melhores destilados de diversas áreas pisqueras do Peru. A Indonésia será o país convidado para esta emblemática edição do Mistura, com um pavilhão onde os participantes poderão conhecer as tradições gastronômicas e os costumes daquele país. Como representante da cozinha da Indonésia estará famosa chef Vania Wibisono, grande promotora da dieta saudável e equilibrada.

Como parte das comemorações do décimo aniversário do Mistura, está programado um reconhecimento aos restaurantes que nos acompanharam durante todo este tempo. Além disso, haverá uma cerimônia especial para homenagear os principais nomes que tornaram possível o que hoje é um marco cultural do país: a feira Mistura.

O Grande Mercado

O coração e maior orgulho do Mistura se chama Grande Mercado. Com um novo design e a presença de pequenos produtores agropecuários que chegarão equipados com uma excelente e variada seleção de produtos icônicos de todo o país. Os melhores chefs peruanos farão demonstrações de como utilizar os produtos do mercado para preparar pratos deliciosos e saudáveis.

Reconhecimentos e prêmios

A sexta edição do concurso Teresa Izquierdo contará com a participação de cozinhas populares costa da costa, serra e selva. Pelo terceiro ano consecutivo o objetivo é destacar o trabalho das mães dessas cozinhas populares, que alimentam cerca de um milhão de peruanos. As vencedoras terão um espaço no Mistura para compartilhar seu tempero com os participantes.

TURISMO – Rímac é outra história

Rímac foi escolhido para sediar a grande feira por ser um bairro no qual convergem todos os sangues, culturas e tradições dos peruanos. Nesse sentido, o lançamento oficial do Mistura 2017 se realizou durante a tradicional celebração da Porciúncula no Convento de los Descalzos, que chegou ao país no início do século passado e, assim como a feira Mistura, destaca o valor do “compartilhar” ao redor de uma mesa.

Quem for ao Club Revólver terá, ainda, a oportunidade de admirar os principais atrativos do bairro que é uma parte substancial do centro histórico de Lima, declarado “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela Unesco. Um passeio pelo Mirador de Ingunza ou ao Convento de los Descalzos e sua romântica Alameda; uma volta pela rua Trujillo e pelo Paseo de Aguas; uma visita à Ponte de Pedra, Plaza de Acho ou à menor capela do mundo, são apenas algumas das atividades que os visitantes do bairro poderão desfrutar em família ou com amigos.

Pré-venda de ingressos

A partir de 10 de Agosto até o dia 30 do mesmo mês será possível adquirir as entradas da Feira Gastronômica Mistura em caráter de pré-venda. De segunda a quarta-feira, os ingressos custam S/13 (adultos) e S/7 (crianças); e de quinta a domingo, os bilhetes custam S/18 (adultos) e S/8 (crianças). Após a pré-venda, os bilhetes poderão ser comprados a preço regular, S/17 (adultos) e S/9 (crianças), de segunda a quarta-feira; e S/26 (adultos) e S/11 (crianças), de quinta a domingo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo