Festival elege melhores receitas familiares das Montanhas Capixabas

Os moradores da Região Turística das Montanhas Capixabas que desejam apresentar seus pratos familiares e aprender um pouco mais sobre gastronomia devem ficar atentos. Estão abertas as inscrições para o 2° Festival Gastronômico Receitas de Família que acontece em todas as cidades da região turística.

Podem se inscrever os moradores de Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Vargem Alta, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Castelo, Domingos Martins e Pedra Azul. Os encontros acontecem em agosto, setembro, outubro e novembro com 20 vagas para cada município.

A receita inscrita deverá ter relação cultural e/ou histórica com a região e ter como base ingredientes produzidos pela própria família, do agronegócio ou da região. As inscrições gratuitas devem ser feitas nas Secretarias Municipais de Turismo

Venda Nova do Imigrante foi à primeira cidade a receber o evento na última semana. Na oportunidade, moradores apresentaram suas criações gastronômicas e receberam dicas de profissionais do setor para a melhor apresentação dos pratos.

Os inscritos participarão da capacitação “A Arte na Gastronomia – Montagem e Decoração de Pratos” enquanto preparam suas próprias receitas que serão orientadas por profissionais da gastronomia. O treinamento terá duração de 12 horas.

O curso terá os seguintes temas: regras básicas de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; fundamentos: percepção, cores e formas; dicas de cocção para contribuir na finalização do prato; a importância do senso crítico – exercitando o olhar; utilização dos ingredientes adequando à finalidade da decoração e do prato e tendências do mercado.

Os autores dos pratos que tiverem maior proximidade com a tradição local e de sua família, avaliado por três quesitos: apresentação, sabor e tipicidade/originalidade dos ingredientes, serão convidados a participar de uma aula-show, junto ao chef instrutor do treinamento.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba conhecer e valorizar a cultura local.

 

 Informações:

Casa do Turista (Pedra Azul): (27) 3248-0035/(28) 3546-2049

E-mail: www.montanhascapixabas.com

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo