Governo do Maranhão garante balneabilidade das praias de São Luís

0

Por: Chris Flores

O último domingo, dia 23, foi um marco para o turismo de São Luis (MA). O Governo do Maranhão iniciou obras que garantirão a balneabilidade das praias da cidade. Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras desta etapa do programa “Mais Saneamento”, que terá um prazo de 12 meses. “Ao priorizar a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018, o Governo do Estado garante qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e incentivo ao turismo no Maranhão”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

 

Dois importantes atrativos turísticos da capital maranhense passarão por intervenções, por meio da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão). A Lagoa da Jansen terá, em 60 dias, 12 dos 27 pontos de esgoto eliminados. Será implantado um novo sistema de tubulação de mais de um quilometro de extensão. Os demais 15 serão eliminados até 2016.

 

A outra obra consiste na despoluição dos corpos hídricos do Rio Pimenta e Claro, que irá garantir a balneabilidade das praias de São Luís. O projeto consiste na implantação de um novo sistema de tubulação com quatro quilômetros de extensão nas margens dos rios. Também será construída uma estação elevatória e rede de coleta de 30 mil metros na região. “Cuidar do saneamento é garantir que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e a certeza de que o Meio Ambiente estará protegido. Isso tudo atrai turistas e são obras que geram emprego e renda”, disse o diretor da Caema, Davi Telles.

 

De acordo com a secretária de Turismo, a despoluição das praias de São Luis e da Lagoa da Jansen é crucial para que São Luís seja novamente inserida do mercado turístico nacional e internacional. O turismo de “sol & praia” é a principal motivação dos brasileiros e dos estrangeiros que visitam o Brasil. “De acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo, 46,5% dos turistas de outros países viajam para o Brasil por motivo de lazer. Desses, 66% buscam sol e praia. Em segundo está o segmento de ecoturismo e aventura (19%) e em terceiro, cultura (11,5%)”, detalhou Delma.

 

O secretário de Governo de São Luis, Lula Fylho, reforçou a importância da ação para inserir a cidade na rota do segmento de “sol & praia”. “De acordo com pesquisas que realizamos no município, o segmento ocupa o terceiro lugar na intenção de viagens. Esta medida garantirá que estejamos mais prontos ainda para receber visitantes que procuram o litoral. Além disso, a própria população ganha com mais uma opção de lazer. Governo e Prefeitura reafirmam novamente a parceria que possibilita a atração de mais turistas e investimentos para a cidade”, disse o secretário.

 

A expectativa, tanto do Governo do Estado como dos empresários do setor, é que a medida, aliada à ações de divulgação, insiram novamente a capital no imaginário dos turistas. Atualmente, os Lençóis Maranhenses lideram a busca dos que visitam o Estado, mesmo São Luis sendo o principal portão de entrada.

 

Para o presidente da ABIH-MA, João Barros, estas obras representam um marco não só para o turismo de São Luís, mas para o setor em todo o Estado. “Esta medida mostra que o turismo tem o apoio do Governo e que a partir da união com o trade, teremos uma nova realidade. Melhoria na infraestrutura é crucial para que o setor se desenvolva”, pontuou.

 

 

CF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here