Ricardo Pomeranz

Marketing digital local: você já pensou nisso?

Por Ricardo Pomeranz

Olho: “Se você fizer uma rápida pesquisa nas maiores empresas de franquia do setor de viagens, poderá constatar uma série de inconsistências nas estratégias digitais utilizadas.”

Fazer parte de uma marca reconhecida, que desenvolve campanhas nacionais, é um fator bastante importante para um franqueado ou unidade de negócios. Mas, não se engane, é apenas parte da solução. O sucesso depende também de estratégias de marketing local para atingir as comunidades à sua volta.
Especificamente no caso das franquias, muitos detentores da marca já disponibilizam uma série de soluções para a comercialização de produtos, oferecida no pacote. Entretanto, poucos têm tirado o melhor proveito das ferramentas digitais. Para o franqueado, a questão é sobre como tornar fácil o aproveitamento dos canais digitais em nível local e efetivar vendas. Para o franqueador, trata-se de como gerar receita localmente e, também, garantir a utilização correta de sua marca.
Camadas complementares de complexidade são adicionadas quando as redes sociais são utilizadas no mix de comunicação pelo franqueado. O franqueador precisa proteger sua marca de quaisquer potenciais impactos negativos no negócio em razão de ações ou comportamentos locais de seus franqueados. Como sabemos, os principais e mais conhecidos canais para implementação do marketing digital local são:

1. Busca. Mais de 30% das pesquisas no Google são feitas por pessoas que procuram um produto ou serviço localmente. Garantir que todos os franqueados sejam encontrados no momento certo (quando as pessoas estão olhando) é fundamental para o sucesso. Isso significa estar presente no Google Meu Negócio com informações sobre endereço, horário de funcionamento, a URL do site e fotos dos produtos e serviços.

2. Rede social. Isso significa engajar uma audiência em páginas como Facebook, Twitter, LinkedIn ou outra rede relevante para o negócio. O maior desafio aqui é garantir que as páginas locais dos franqueados e a página mãe do franqueador estejam alinhadas, para não provocar dúvidas nos potenciais consumidores.

3. Website. Independentemente do site da marca do franqueador, é fundamental que o franqueado também possua uma página para destacar seu negócio do ponto de vista local, incluindo as pessoas que dele fazem parte, sua lista completa de produtos e serviços, canais para entrar em contato, entre outras informações pertinentes.

Se você fizer uma rápida pesquisa nas maiores empresas de franquia ou multilocais do setor de viagens, poderá constatar uma série de inconsistências nas estratégias digitais locais utilizadas. Certamente você perceberá a falta de cadastro dos negócios nos mecanismos de busca, o desalinhamento no uso da marca mãe e das marcas locais no Facebook e, em muitos casos, uma completa ausência dos sites dos franqueados.
Poucas empresas têm aproveitado – ou sabem como aproveitar – o enorme potencial do marketing digital local para seus negócios de maneira consistente. Essa é uma enorme oportunidade para diferenciar-se e trazer valor competitivo.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Anderson Ferro

    18 de abril de 2017 em 4:29 pm

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