DIA DO ÍNDIO

Operadora oferece viagem aos Yawanawás

Foto: Sérgio Valle

Cinco anos atrás, a Operadora Turismo Consciente, especializada em viagens para a Amazônia, foi convidada pela Associação Sociocultura Yawanawá (ASCY) para auxiliá-los a levar seus convidados para a Festa Mariri Yawanawá, grande encontro anual que reúne integrantes de aldeias desta etnia para celebrar sua cultura, tradição e história, a partir de cantos, rituais, brincadeiras e danças pelo período de cinco dias. Desde então, diversos clientes da Turismo Consciente têm a oportunidade de praticar o etnoturismo junto aos povos Yawanawás, respeitando as melhores práticas junto ao meio ambiente e às comunidades, sem causar grandes impactos.

Este ano, a Turismo Consciente lança o roteiro “Vivência Yawanawá – Festa Mariri 2017”, no qual oferece aos interessados participar da Festa Mariri Yawanawá 2017, celebração da Aldeia Mutum, no Território Indígena do Rio Gregório, no Acre, além de dias de vivência em três aldeias antes da grande festa.

“Com a experiência que adquirimos durante esses anos e depois de um trabalho de hospitality que fizemos com as lideranças indígenas em 2016, com o intuito de identificarmos, juntos, a maneira mais adequada para viabilizar a viagem e um trabalho sustentável para as comunidades, agora oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de passar mais dias convivendo com as comunidades e aprendendo com elas”, explica Maria Teresa Junqueira Meinberg, fundadora da Turismo Consciente, referindo-se ao Programa de Turismo nas Aldeias Yawanawás, cuja comitiva foi formada por nomes das áreas ambiental, social, gastronômica e turística, além de líderes de cada uma das sete aldeias Yawanawás, coordenado pela Associação.

A viagem “Vivência Yawanawá – Festa Mariri 2017”, de 03 a 09 de Agosto, parte do município de Cruzeiro do Sul, para embarque na Vila de São Vicente, e segue pelo Rio Gregório até as Aldeias Matrixã, Sete Estrelas e Mutum. Durante os quatro dias iniciais, os participantes passarão por vivências como: degustação de pratos tradicionais Yawanawá com uma líder da aldeia Matrixã especialista na culinária da etnia; experiência no Centro de Curas da aldeia Sete Estrelas, sob o comando do Tio Luís, líder e grande conhecedor das plantas medicinais da região; conhecer os cantos e rituais tradicionais, pintura corporal, trabalho cotidiano, histórias, noites de Uni (chá Ayahuasca) e Rapé, entre outras experiências, na aldeia Mutum. “Em resumo, serão momentos destinados a observar o cotidiano e o modo de vida das comunidades, oportunidade para entendermos a realidade das comunidades indígenas na atualidade, livre dos estereótipos que as perseguem”, conta Maria Teresa.

Nos dois últimos dias de viagem, os integrantes participarão da Festa Mariri Yawanawá, fechando com chave de ouro essa vivência indígena única junto ao povo Yawanawá. Nas palavras de Tashka, um dos líderes da comunidade, “durante esses dias o povo Yawanawa põe em prática seu ato de agradecimento aos espíritos da floresta pelos bens que ela oferece. Nossa missão com a festa é manter viva a memória de nosso povo, perpetuar nossos costumes e nossa maneira de viver”. O pacote sai a R$ 5.700,00 por pessoa, incluindo todos os deslocamentos terrestres, segurança, alimentação completa e hospedagem em redes com mosqueteiros.

Todos os detalhes do roteiro “Vivência Yawanawá – Festa Mariri 2017”: http://turismoconsciente.com.br/site2015/pt/festa-mariri-yawanawa-2017/

Mais informações sobre o Roteiro Turístico podem ser obtidas com Maria Teresa Junqueira Meinberg, da operadora Turismo Consciente: mariateresa@turismoconsciente.com.br e (11) 3262-4399

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo