Rota da Baleia Franca voltará a ter passeios embarcados em agosto

Enrique Litiman é um dos maiores defensores dos passeios embarcados na Rota da Baleia Franca de Santa Catarina
Enrique Litiman é um dos maiores defensores dos passeios embarcados na Rota da Baleia Franca de Santa Catarina

A Rota da Baleia Franca, um dos principais roteiros ecológicos da região de Laguna, Garopaba e Imbituba, em Santa Catarina, voltará a contar com os passeios embarcados para a observação de baleias a partir de agosto deste ano, aguardando apenas a liberação do ICMbio, que deverá acontecer em breve, fomentando ainda mais o turismo local.

Os passeios embarcados para a observação das baleias francas, que tomam o litoral catarinense todos os anos para o período de acasalamento, estava interrompido desde 2012, quando então uma denúncia chegou ao Ministério Público, que proibiu as atividades para que os animais não tivessem contato direto com os humanos.

A medida, porém, havia impactado negativamente o turismo na região, como no caso do presidente do Instituto da Baleia Franca e dono de uma pousada em Imbituba, Enrique Litiman, que lembra que antes da proibição mais de 10 mil turistas realizam o passeio.

“A gente brigou bastante desde a proibição pelo MP para que voltassem os passeios embarcados. A retomada dos resultados positivos deve acontecer apenas em 2019. É algo que tem que ser feito certinho”, afirmou Litiman.

Deixe uma resposta