São José do Barreiro tem palestra sobre turismo de observação de aves

0

No dia 4 de dezembro acontece em São José do Barreiro, cidade localizada no Vale Histórico de São Paulo, a palestra “Turismo Observação de Aves” ministrada Tietta Pivato da Maritaca Expediction, que já desenvolve projetos deste tema junto ao Sebrae/RJ, ICMbio – Parque Nacional da Serra da Bocaina, e falará aos empresários, gestores públicos e guias turísticos de toda a região sobre como transformar a apreciação da natureza em um produto turístico e ainda preservar o Meio Ambiente.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, cuja porta de entrada está na pequena São José do Barreiro, é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica com uma imensa biodiversidade onde vale a observação de toda sua flora e fauna. É o local onde se pode ver os famosos cogumelos azul e vermelho. Estima-se que 60% da vegetação é composta por mata nativa e o restante foi regenerada há 30 anos. Cerca de 300 espécies de pássaros foram registradas e a mata é ainda habitat de várias espécies de cobras e insetos além de macacos, tatu e onça.

Entre as mais diversas aves que habitam o Parque já foram registradas inúmeras espécies, entre elas: o vira –folha (Sclerurus scansor); saudade ( Tijuca atra);cochicho (Anumbius annumbi);arredio pálido (Cranioleuca pallida); catraca( Hemitriccus absoletus), entre muitas outras. A ideia desta palestra é aproximar os empresários do turismo a este universo e poder oferecer ao turista mais uma oportunidade de negócios e alinhar interesses para receber interessados de todo o Brasil e do exterior que visitam o Parque Nacional da Serra da Bocaina em busca desta atividade.

A palestra trará informações sobre o Turismo Observação de Aves e apresentar os princípios sobre a observação, condução de grupos e as melhores possibilidades de se trabalhar neste segmento e gerar empregos, manter o Meio Ambiente e ainda conscientizar caçadores transformando-os em guias para os observadores e assim, preservar as espécies de aves de extinção e tráfico.

São José do Barreiro no Vale Histórico de São Paulo é conhecida pelo seu Ecoturismo, a cidade é muito procurada pelas atividades de moutain bike, voo livre e trekking. Com este novo produto turístico a cidade pretende atrair outro público que não o aventureiro e assim, poder divulgar toda sua diversidade da flora e fauna regional dentro de um dos mais importantes parques do mundo.

Palestra Turismo Observação de Aves
Dia 4 de dezembro, às 19h30
Auditório Projeto Guri –  São José do Barreiro – tel. (12) 3117-1288

Informações: www.saojosedobarreiro.sp.gov.br/

 

FP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here