Setor cresce 3,5% em 2015, mas América Latina apenas 1,7%

0

A previsão é do World Travel & Tourism Council (WTTC), presidido por David Scowsill, que aponta a desaceleração da economia brasileira como causa do baixo crescimento na região

O setor de viagens e turismo mundial deverá crescer 3,5% em 2015, diante dos numerosos desafios deste ano. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC – Conselho Mundial de Viagens & Turismo) os últimos números atualizados de sua pesquisa de impacto econômico apontam um crescimento do PIB do setor para esta elevação de 3,5% no acumulado do ano. É um resultado relativamente mais baixo que a previsão do início deste ano, principalmente com a diminuição dos gastos dos viajantes. A previsão é que a América Latina tenha o crescimento mais lento no ano, de 1,7%, causado predominantemente pela desaceleração da economia brasileira, que está estimada em queda de 2,1% este ano.

O setor de viagens e turismo deste ano teve muitos incidentes que impactaram nas economias turísticas dos países, que incluem doenças como o Ebola na África Ocidental e MERS na Coréia do Sul; os desastres naturais como o terremoto no Nepal e os tufões nas Filipinas; os ataques terroristas na Tunísia, Egito, Líbano, França e Mali, além da continuidade dos tumultos políticos na Ucrânia e na Síria. David Scowsill, president e CEO do WTTC analisou: “O setor de viagem e turismo é extremamente resistente. Apesar de uma série de incidentes regionais terríveis ao longo do ano, o setor ainda vai crescer 1% mais rápido do que o PIB global em 2015”

O WTTC estima que a contribuição total do setor para a economia mundial em 2015 será de US$ 7,8 trilhões, ajudando a manter 284 milhões de empregos em todo o mundo, o que comprova a sua enorme importância para a economia do mundo. As exportações originárias dos visitantes, que representam o dinheiro gasto por viajantes estrangeiros, deverão crescer 2,9% em 2015, alinhadas com o crescimento contínuo das viagens internacionais. O sul da Ásia é ainda a região de crescimento mais rápido (7.7%), influenciada principalmente pelo crescimento na Índia. Ao longo dos próximos 10 anos, a previsão do WTTC é que o setor de viagens e turismo deve contribuir com US$ 11,3 trilhões para a economia mundial e que manterá 355 milhões de empregos. Isso equivale a 1 em cada 10 empregos no planeta.

FP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here