Ricardo Pomeranz

Sua empresa está preparada para os novos desafios do marketing?

Por Ricardo Pomeranz

A exemplo das empresas brasileiras, de todos os portes e setores, as áreas de marketing vêm enfrentando enormes desafios não relacionados à crise econômica. Atualmente, eu diria que garantir uma rica experiência do consumidor com os vários pontos de contato da marca é, certamente, um dos maiores. Isso se não for mesmo o maior deles.

Proporcionar essa experiência tornou-se extremamente complexo. Por quê? De um lado, pela grande quantidade de pontos de contato surgidos com a internet e as redes sociais, juntamente com a enormidade de formatos, como computadores, tablets, celulares, além, claro, do próprio ponto físico. De outro, é preciso lembrar que o comportamento do consumidor ficou bem mais desafiador. Ele exige mais, espera mais e é muito menos fiel às marcas, exatamente pela abrangência das ofertas.

É por esta razão que só vai conquistar o consumidor quem oferecer-lhe experiências diferenciadas. Isso vale para todas as empresas. Na indústria do turismo não é diferente. Para as empresas do setor que têm a expectativa de conquistar o viajante é fundamental estar presente em todos os momentos de sua jornada, em todos os canais que ele utilizar e oferecer conteúdo relevante.

E quais são os principais momentos? Sonhar, planejar, comprar e explorar. No primeiro deles, as pessoas vão pesquisar os destinos existentes e suas várias opções. É o momento da inspiração. Encerrada esta etapa, chega a hora de buscar informações detalhadas sobre datas de viagem, voo, hotel e tudo o que é possível fazer no local escolhido. Isto é o planejamento. O terceiro momento é mágico para o consumidor, pois é a hora em que ele toma a decisão e faz a compra. Resta então a quarta fase, que é a viagem em si, a oportunidade de explorar o destino e compartilhar suas experiências com outras pessoas.

Hoje, como já sabemos, os consumidores são mais leais às suas necessidades do que às próprias marcas. Esse comportamento ficou evidenciado em pesquisa do Google, segundo a qual 72% dos viajantes com smartphones buscam informações relevantes, independentemente da marca que é sua provedora.

Portanto, estar presente nos principais momentos com conteúdo relevante não é uma opção. E também não é uma coisa simples de atingir. Mas, tenha a certeza, não existe alternativa. Ou sua empresa está presente ou os viajantes vão atrás da concorrência. Sua empresa está preparada para esses novos desafios?

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