TOTVS aposta na transformação digital do setor hoteleiro com soluções mobile e na nuvem

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A transformação digital já uma realidade em diversos setores da economia, inclusive na hotelaria. Hoje, o turista quer resolver tudo online com poucos cliques. Já os hotéis, buscam cada vez mais a eficiência operacional e ela passa, essencialmente, pelo uso de tecnologia. Para a Totvs, esse movimento de digitalização no segmento precisa passar por investimento, capacitação e processos. Partindo dessas premissas, a companhia aposta na disponibilização dos seus softwares na nuvem e em soluções focadas na experiência do hóspede, da gestão e do staff. As novidades da Totvs CMNet, marca focada em meios de hospedagem e serviços da cadeia de turismo, serão apresentadas durante a Equipotel, que acontece de 11 a 14 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

A empresa entende que um dos principais potencializadores da transformação digital é a mobilidade e, por isso, investiu no desenvolvimento de soluções que proporcionam uma usabilidade simples para hóspedes, funcionários e gestores. Entre os lançamentos mobile desenvolvidos exclusivamente para o segmento estão:

– Linkfy: o aplicativo foi desenvolvido para atender a falta de automação e controle em serviços de manutenção e governança, servindo como um ponto de contato entre o hóspede e o hotel. Com ele, é possível abrir uma ordem de serviço sem sair do quarto, seja para pedir algum conserto ou solicitar um item que está em falta. Por exemplo, se o chuveiro está quebrado, é só tirar uma foto e enviar, via app, para a recepção.
Para a administração, como a novidade é integrada ao software de front, o pedido chega como uma ordem de serviço e o gestor pode alocar alguém da equipe e acompanhar o tempo gasto na atividade. Já os colaboradores podem inserir novas solicitações na hora de verificar o apartamento – além do chuveiro que não funciona, ver se a fiação está comprometida – e também apontar discrepâncias: se algum item foi consumido e não está registrado ou se foi informado que estadia era single e duas pessoas estão ocupando o apartamento.

Um dos destaques do app é o login facial que permite entrar sem senha, apenas posicionando o rosto em frente a câmera do celular. Outro diferencial são dashboads que permitem uma gestão inteligente e as SLAs e workflows para o atendimento das requisições – se o pedido foi feito pela suíte presidencial, ele precisa ser solucionado em um tempo menor, por exemplo.

– Check in e check out mobile: pensada para simplificar a vida do hóspede, a funcionalidade permite registar a entrada e saída, via dispositivo móvel em qual área: no bar, na piscina, no restaurante ou em qualquer lugar que o ele desejar.
-Controle de pensão: solução para controle de refeições (café da manhã, almoço ou jantar). O funcionário registra a entrada do hóspede no salão no seu tablet e o hotel consegue mensurar quem esteve no local e o que foi consumido. A ferramenta já fazia parte do portfólio da Totvs CMNet e foi aprimorada, além da usabilidade mais amigável, agora, caso a refeição não esteja no pacote do cliente, o próprio sistema já lança a cobrança na fatura de consumo do quarto.

-Comanda eletrônica: a Totvs remodelou a ferramenta, além permitir que o garçom lance o pedido do cliente via smartphone, realiza a cobrança diretamente na mesa. Tudo isso integrado ao sistema do estabelecimento.

-Pré check-in: redesenhado, o recurso mobile que facilita a entrada, também ganhou novas funcionalidades. Hoje, quando a reserva é confirmada, um link é enviado por e-mail. Como as informações são digitadas previamente, ele pode se dirigir à um totem de atendimento no saguão, assinar a sua ficha com uma caneta digital e retirar a sua chave – um processo rápido e sem interação humana.

Outra novidade é a oferta de software na nuvem, que possibilita ter um fornecedor único de tecnologia, com especialistas para cuidar das soluções vocacionadas e suporte técnico para a infraestrutura web, disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. Entre as vantagens da novidade estão: redução de investimento inicial já que tudo fica hospedado no datacenter da Totvs; permitir que a equipe de TI do hotel fique focada em ferramentas que gerem um diferencial competitivo ao negócio, já que qualquer dificuldade com aplicação é resolvida pela fornecedora brasileira; pagamento mensal e por usuário, eliminando os custos de aquisição com licença de uso.

Parcerias

A Totvs também evoluiu as parcerias para integração do seu software de front office (PMS ou Property Management System), conhecido como VHF, com os principais motores de reserva do mercado, via HIGS (Hotel Intelligent Gateway Solution), que é um conector de channel manager da Totvs CMNet. Com isso, as reservas das agências de viagens online (OTAs) são recebidas diretamente no sistema, sem a necessidade de buscar os dados em outras telas. Os principais benefícios dessa integração é evitar o temido overbooking e a redução nos custos com tarefas operacionais. Atualmente, o VHF conversa automaticamente com diversas ferramentas, entre elas: Omnibees, Room Cloud (CM Reservas), Rate Tiger, Rate Gain, SynXis, Nova XS, PMWEB e E-GDS.

“Acreditamos que um hotel que não investe em tecnologia, não conta com processos bem definidos e consequentemente tem uma capacitação deficiente. Desenvolvemos ferramentas que estão presentes em toda a estadia, da pesquisa, passando pela chegada e até ao fechamento da conta. Nossas soluções foram pensadas para automatizar a operação e também proporcionar uma experiência mobile aos hóspedes e funcionários”, afirma Claudio Cordeiro, diretor do segmento de Hospitality da Totvs.

Serviço:

Equipotel 201‎7
Data: de 11 a 14 de setembro
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo

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