11 estados registram alta no número de turistas internacionais

Os dados fazem parte do Anuário Estatístico 2019, lançado nesta semana pelo Ministério do Turismo

0
(Foto: Bruno Lima/MTur)

Onze estados brasileiros apresentaram alta no número de turistas internacionais. Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo registraram essa alta. O dado, aliás, foi divulgado pelo Ministério do Turismo por meio do Anuário Estatístico do Turismo.

No cenário nacional, também houve crescimento de 0,5% em relação a 2017. Ao todo, foram 32.606 turistas internacionais a mais em destinos brasileiros. Pernambuco (45,7%), Minas Gerais (44,8%), Ceará (44,1%) e Amapá (31,2%) correspondem aos estados que mais registraram crescimento. Em contrapartida, São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,3 milhão) e Rio Grande do Sul (1,1 milhão) ainda permanecem como os que mais recebem estrangeiros.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, os dados configuram um termômetro para as ações que o Ministério vem implementando. Este crescimento, fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro, demonstra um avanço na diversificação e qualificação da oferta turística de outros estados, melhorias na infraestrutura da região e ações de promoção.


LEIA MAIS:
+ Gastos de turistas internacionais cresce 3% nos últimos 10 meses
+ Hong Kong é a cidade que mais recebe turistas internacionais do mundo
+ Brasil pode cair para terceiro lugar na recepção de turistas internacionais

“No fundo, o ponto central é a priorização do turismo brasileiro nos municípios e estados em uma gestão integrada e uniforme. Nesse sentido, vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso País”, destacou o ministro.

Principais emissores

Na região Nordeste, Bahia e Pernambuco são os que mais cresceram quando se trata em receber turistas estrangeiros. No Norte, Amazonas e Amapá; Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro; Sul, Rio Grande do Sul e Paraná; no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Entre os países da América do Sul, os argentinos são os que mais nos visitam (na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte). Os moradores do Suriname se deslocam para o Pará, enquanto os chilenos gostam de visitar o Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O Acre é muito visitado pelos peruanos e bolivianos, enquanto Amapá, Pará e Ceará são preferências dos franceses. Pela proximidade, os venezuelanos viajam para o Amazonas e Roraima. Enquanto argentinos e paraguaios vão ao Paraná e os bolivianos e paraguaios para o Mato Grosso do Sul. Fora do continente, estão os Estados Unidos, que viajam mais para o Amapá, Amazonas, Distrito Federal e Minas Gerais. Há também Portugal, para a Bahia e Rio Grande do Norte, e Itália, para Ceará e Pernambuco.


Leia também:
Cap Amazon representará DMC especializada em Oriente Médio
Circuito Litoral Norte de São Paulo tem novo presidente
Chile lança site oficial com notícias e informações para o trade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here