19º Floripa Teatro inicia amanhã na capital

Por: Camila Oliveira

Florianópolis recebe a partir deste final de semana o 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo. A partir de amanhã, dia 21 até o dia 29 deste mês, 43 coletivos teatrais do Brasil e um convidado de Portugal movimentam a capital catarinense com programação 100% gratuita, incluindo espetáculos, oficina, debates e exposição.

 

A abertura oficial do evento acontece amanhã, dia 21, no Teatro Governador Pedro Ivo, às 21 horas, com a apresentação da peça “Dona Maria, a Louca”, encenada pela premiada atriz portuguesa Maria do Céu Guerra.

 

Durante nove dias, serão realizados espetáculos adultos, infantis, infantojuvenis e de rua em 40 espaços culturais e alternativos na Ilha e região continental, transformando a cidade em um grande palco para diferentes linguagens teatrais. A programação contempla 110 apresentações em teatros, lonas, escolas, rodoviária, praças e parques, entre outros locais de 24 comunidades.

 

O 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento tem patrocínio da Tractebel Energia – GDF Suez, UTE Norte Fluminense e Grupo Orbenk, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

 

O festival também conta com apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis, por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e com apoio do Majestic Palace Hotel, Angeloni Supermercado, Color System, Recanto dos Pães e Rede Apetito de Gastronomia.

 

Programação gratuita

 

Visando ampliar o acesso da população às artes teatrais, o Floripa Teatro inova em 2012 oferecendo gratuidade total da programação. A meta vem sendo construída há alguns anos, a partir da gradativa redução do número de espetáculos com cobrança de ingresso.

 

Em 2010, 80% da programação do festival foi ofertada gratuitamente à população. Em 2011, a mudança no formato do evento, com instalação de lonas no Norte e Sul da Ilha e inclusão de programação fixa nestes locais – além de apresentações itinerantes em várias comunidades –, ampliou para 98% o percentual de entrada franca. 

 

Na 19ª edição do Festival Isnard Azevedo o formato será reeditado, com agenda de espetáculos simultânea em diversos espaços culturais. Haverá apresentações diárias nos teatros Álvaro de Carvalho, Governador Pedro Ivo, Ubro, Casa do Teatro Armação e Casa das Máquinas, além das lonas instaladas no Campeche (Lona Sul) e em Ingleses (Lona Norte).

 

O Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC) e a estrutura do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC) reforçam a grade de programação, com encenações de trabalhos experimentais e acadêmicos criados nos cursos de artes cênicas das duas instituições.

 

Informações: www.floripateatro.com.br .

 

CO 

Deixe uma resposta