O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) lançou o Comitê de Parques Naturais em evento com a participação do Instituto Semeia, parceiro técnico da iniciativa. Durante a abertura, foi assinado um Memorando de Entendimento entre as duas entidades para promover o debate sobre a gestão de parques naturais e o ecoturismo no Brasil. Carolina Negri, presidente do SINDEPAT, afirmou: “Os parques naturais têm um enorme potencial de desenvolvimento para o turismo no Brasil. Queremos aprofundar o debate e atender às demandas específicas do setor com o novo Comitê“.
Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, reforçou a importância da formalização dessa parceria: “Esse memorando formaliza uma colaboração que já acontece há anos. Agora, podemos trabalhar com mais foco na atração de investimentos e na promoção de experiências turísticas nos parques naturais”.
Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, acrescentou: “A criação do Comitê é um passo importante para a troca de experiências entre os gestores de parques naturais no Brasil, além de fortalecer a parceria com o Instituto Semeia, pioneiro nos estudos sobre o setor”.
A primeira reunião do comitê foi realizada de forma híbrida, com transmissão ao vivo do Parque Caminhos do Mar, sob gestão da Parquetur. O CEO da empresa, Pedro Cleto, apresentou o parque aos participantes, que também realizaram uma visita técnica ao local.
Agenda