O mercado de turismo de luxo tem experimentado uma expansão significativa, com crescimento acelerado e projeções otimistas. Em 2023, o setor de hotelaria de luxo foi avaliado em US$140,28 bilhões, com expectativa de alcançar US$154,32 bilhões em 2024. Essa alta demanda tem atraído não apenas turistas em busca de exclusividade, mas também investidores, que enxergam uma oportunidade promissora no setor.
Um dos principais fatores que explicam esse crescimento é o aumento do número de milionários em todo o mundo, além de uma mudança no comportamento dos consumidores. Influenciados pelas redes sociais, viajantes da classe média alta agora se organizam financeiramente para acessar esses hotéis, que se tornaram símbolos de status e conquista.
“O desejo por conforto e glamour foi amplificado pela cultura visual, tornando o turismo de luxo uma aspiração mais acessível”, comentou Antonio Fungairino, Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection.
Esses fatores contribuíram para uma mudança no perfil do público da hotelaria de luxo, que agora inclui muitos jovens viajantes solo, além de um aumento na procura por eventos, como despedidas de solteiro e aniversários em resorts. Fungairino observa que “os consumidores priorizam bem-estar, segurança e privacidade, o que tem impulsionado a demanda por hotéis boutique e resorts all-inclusive”.
Outra tendência relevante é o uso de hotéis de luxo por empresas como forma de premiar colaboradores, com um aumento de 9% ao ano nas reservas de grupos corporativos. Além disso, o mercado de luxo tem mostrado resiliência, mesmo em crises econômicas, com um retorno anual médio de 6% para investidores, o que reforça o apelo do setor como uma oportunidade segura e lucrativa.