Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, celebrado pela primeira vez como feriado nacional, o estado de São Paulo reforça o Afroturismo como uma de suas prioridades estratégicas no setor. A data, que já era reconhecida em cerca de 1,2 mil cidades brasileiras, foi oficializada em todo o país neste ano e homenageia a luta e resistência do líder quilombola Zumbi dos Palmares.
Com 41% da população paulista identificada como negra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Afroturismo é visto como uma ferramenta para promover inclusão, reconhecimento étnico-cultural e desenvolvimento econômico, sobretudo em comunidades quilombolas e periféricas.
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou um guia com 10 roteiros voltados à valorização da cultura afro-brasileira. O material inclui atrativos no interior, litoral e na capital. Entre os destaques estão:
- Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora): visita guiada com ênfase em tradições africanas preservadas há mais de 150 anos, incluindo uma língua ancestral.
- Quilombo da Fazenda (Ubatuba): atrações como oficinas de artesanato e gastronomia típica em uma comunidade que valoriza práticas culturais tradicionais.
- São Paulo capital: roteiros históricos e culturais nos bairros do Bixiga e Liberdade, além de experiências nas periferias, como no Grajaú, extremo sul da cidade.
“São Paulo é um estado multicultural que tem na comunidade negra um patrimônio fundamental para a construção da identidade do estado, e desenvolver o Afroturismo é uma prioridade do Estado de São Paulo. Para isso, já estamos trabalhando com um Grupo Técnico para a elaboração do Plano Estadual de Afroturismo SP, que deve ser lançado em breve”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado.
Vale ressaltar que a Setur-SP mantém parcerias para capacitar profissionais do setor turístico, como restaurantes, hotéis e agências, a fim de atender o público negro de forma mais adequada. Além disso, a secretaria trabalha para valorizar e preservar o legado cultural afro-brasileiro, contribuindo para a economia regional e promovendo a inclusão social.
Para explorar mais sobre os roteiros e atrações, assim como acessar o guia completo do Afroturismo em São Paulo, clique aqui.
Agenda