A abertura do Foz Internacional Boat Show, realizada nesta quinta-feira (28) no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), em Foz do Iguaçu, foi marcada por importantes anúncios para o Turismo e o setor náutico. O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, destacou o investimento de R$ 35 milhões do governo estadual em estruturas náuticas para potencializar o turismo na região. “Turismo sem infraestrutura não existe. Para receber barcos, é preciso oferecer as condições adequadas para navegação”, afirmou.
O plano inclui um mapeamento dos pontos estratégicos para instalação das novas estruturas, contemplando também melhorias como ligação asfáltica e pavimentação. “O conceito é mais importante que as obras. Hoje dá para preservar, cuidar, melhorar e gerar empregos e renda”, completou Nunes.
O evento também destacou o papel do Paraná como incentivador do mercado náutico. Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, salientou: “Cada barco construído gera inúmeros empregos diretos e indiretos. O estado está prestes a se consolidar como o segundo maior do país em número de estaleiros”.
Outro ponto alto foi a chegada de mais de 150 pilotos de motos aquáticas, que completaram um percurso de 400 km entre Rosana (SP) e Foz do Iguaçu, enfrentando condições climáticas adversas. Organizada pela MS Jets, a expedição reuniu participantes de oito estados. “Foi uma missão desafiadora, mas minha satisfação é ver o resultado. A ideia é dobrar o número de participantes no próximo ano”, disse Altair Lima da Silva, da MS Jets.
Com apoio de instituições como Fundo Iguaçu, Itaipu Binacional e o programa Viaje Paraná, o evento ocorre até 1º de dezembro e inclui traslados gratuitos para o público.
Agenda