A Associação Turismo de Lisboa (ATL) lançou a “Rota do Barroco”, a mais recente iniciativa da série Lisbon Stories, voltada à promoção externa da cidade. O vídeo da campanha, direcionado a mercados como o Brasil, apresenta a riqueza cultural e patrimonial de Lisboa por meio de um roteiro que inclui museus, monumentos e igrejas barrocas.

Com cerca de cinco minutos de duração, o vídeo percorre pontos históricos como o Museu do Barroco, o Palácio do Correio-Mor, o Palácio de Fronteira, o Palácio do Marquês de Pombal, o Palácio Ludovice, o Aqueduto das Águas Livres, o Palácio Nacional de Mafra, a Quinta Real de Caxias, o Palácio Nacional de Belém, o Museu Nacional dos Coches e o Museu Tesouro Real. Também são destacadas igrejas e capelas remodeladas ao estilo barroco durante o reinado de D. João V.

Museu Nacional dos Coches é uma das atrações da Rota do Barroco. Foto: Divulgação

Paula Oliveira, diretora executiva da ATL, ressaltou a importância do estilo barroco na construção da identidade cultural de Lisboa. “A riqueza decorativa e a complexidade arquitetônica do estilo barroco refletem uma época de prosperidade que marcou a identidade cultural de Lisboa. Presente em museus, monumentos e igrejas, o barroco deixou um forte legado histórico que convida agora à visita de todos.”

O período de maior esplendor do barroco em Lisboa ocorreu no reinado de D. João V, na primeira metade do século XVIII. Apesar das perdas significativas causadas pelo terremoto de 1755, a cidade preserva exemplos notáveis dessa “Idade de Ouro”.

Palácio do Correio-Mor em Portugal. Foto: Divulgação

A Rota do Barroco reflete o compromisso da ATL em divulgar o patrimônio histórico e artístico de Lisboa. O vídeo, disponível em seis idiomas, pode ser acessado no link oficial: Assista aqui.