O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na última terça-feira (10) o certificado inédito de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2015, válido para os terminais de Carga e de Passageiros. As auditorias foram realizadas nos procedimentos dos terminais e demais áreas de apoio durante a semana de 4 a 8 de novembro.

A norma ISO 14001 é reconhecida internacionalmente e estabelece os requisitos para a implementação eficaz de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A empresa certificadora foi a DNV GL, que atua no mercado mundial desde 1864, opera em mais de 100 países e é uma das mais renomadas do setor.

“Este reconhecimento atesta o comprometimento da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos com práticas sustentáveis, por meio de políticas e metas ambientais que visam à proteção e à conservação do meio ambiente, além de fortalecer nossa visibilidade no mercado junto aos clientes e fornecedores”, disse César Ferreira de Araújo Melo, coordenador de Gestão de Qualidade do Aeroporto de Viracopos, que recebeu primeiro voo cargueiro da Air Canada nesta quinta-feira (12).

A certificação abrange diversas práticas e processos que garantem o cuidado com o meio ambiente, incluindo:

  • Identificação e controle de impactos ambientais;
  • Monitoramento das atividades para minimizar impactos negativos ao meio ambiente;
  • Verificação de conformidade legal para atendimento às legislações ambientais aplicáveis.

A auditoria para a obtenção do certificado também contemplou a implantação de ações e projetos que promovem a redução de resíduos, emissões e consumo de recursos naturais. Além disso, verificou-se os processos de treinamento e a participação ativa das empresas e partes interessadas na promoção de uma cultura ambiental responsável.

“A obtenção da ISO 14001 reforça a credibilidade e a competitividade do aeroporto, mostrando o compromisso com a sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais em proteção ambiental. Também buscamos a redução de custos operacionais por meio do aperfeiçoamento da gestão de recursos e da melhoria da eficiência energética”, afirmou Gabriela Coral Manga, analista Ambiental de Viracopos.

O certificado reforça o atendimento às demandas do mercado, gerando maior aceitação por parceiros, clientes e investidores que valorizam práticas sustentáveis.

“O reconhecimento também alinha o aeroporto na direção de contribuir para um futuro mais verde e consolida o papel da empresa na construção de um ambiente mais saudável para as gerações futuras”, complementou Juliana Alves de Oliveira, analista Ambiental de Viracopos.

Recertificação ISO 9001:2015

Além da conquista do certificado de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2015, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos recebeu, na semana passada, a confirmação da manutenção do certificado ISO 9001:2015 para o escopo:
“Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de Passageiros (T1)”.

“Esse processo foi mais um grande sucesso obtido pela Aeroportos Brasil Viracopos, reforçando que a concessionária continua mantendo o compromisso com um elevado nível de qualidade de serviço junto aos passageiros e clientes de carga”, concluiu César Ferreira de Araújo Melo, coordenador de Gestão de Qualidade do Aeroporto de Viracopos.