BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

Estudo aponta avanços em concessíµes aeroportuárias

A ampliação das concessões aeroportuárias no Brasil tem transformado a infraestrutura do transporte aéreo, impulsionando a operação dos terminais e a satisfação dos passageiros. Segundo a nova edição da Série Parcerias, publicada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a iniciativa privada respondeu por 67,2% dos R$ 48,79 bilhões investidos no setor nos últimos 14 anos, refletindo avanços significativos na eficiência e na experiência dos usuários.

A pesquisa aponta que, no primeiro ano após as concessões, houve um aumento de 57,7% no número de decolagens. Além disso, o tempo médio para que os passageiros percebam um nível máximo de satisfação nos aeroportos concedidos é de 4,4 anos. O estudo também destaca o crescimento da eficiência operacional, com a oferta de assentos por quilômetro voado subindo 106% e a demanda de passageiros aumentando 106,3%. Esses números indicam maior ocupação das aeronaves e reforçam o papel do modal aéreo como uma opção de transporte competitiva no país.

Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, as concessões trouxeram avanços expressivos, mas precisam estar inseridas em uma política contínua e estruturada. “A agenda de concessões de aeroportos deve ser pautada em uma política estruturada e contínua que assegure previsibilidade e segurança jurídica aos investidores e qualidade da oferta de serviços, segurança e eficiência às empresas aéreas e aos passageiros. O desenvolvimento da aviação civil no Brasil, um país de dimensões continentais, deve considerar não apenas a operação do aeroporto, mas também fatores como segurança pública, formas de acesso da população aos aeroportos, estímulo ao turismo, incentivos à aviação regional e capacitação da mão de obra para o segmento”, ressalta.

A CNT também avalia que a estrutura dos contratos de concessão precisa ser aprimorada para evitar entraves na gestão dos aeroportos. Modelos rígidos de concessão dificultam o reequilíbrio econômico-financeiro diante de crises como pandemias e eventos climáticos extremos, tornando complexos os processos de revisão contratual. Para evitar esse tipo de problema, o estudo propõe recomendações para aumentar a flexibilidade e a eficiência da gestão aeroportuária.

Apesar dos avanços observados, o setor aéreo ainda enfrenta desafios como a necessidade de subsídios para rotas que atendam regiões mais afastadas, a redução da carga tributária sobre combustíveis e a desoneração do segmento. O alto custo operacional também é um fator que exige equilíbrio entre investimentos públicos e privados.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, reforça a importância das concessões para o desenvolvimento do setor, mas destaca que a aviação civil ainda demanda esforços conjuntos para sua expansão sustentável. “As concessões das infraestruturas aeroportuárias são essenciais para garantir a eficiência do setor, ao mesmo tempo em que permitem ao Estado concentrar seus recursos públicos em áreas em que o investimento governamental é indispensável, potencializando o impacto das melhorias na infraestrutura.”

Além dos custos elevados, a escassez de profissionais qualificados é outro desafio. A Confederação defende a ampliação de parcerias entre governo, instituições de ensino e entidades como o SEST SENAT para capacitar mão de obra especializada. O fortalecimento de mecanismos extrajudiciais para resolver conflitos contratuais também é apontado como uma solução para minimizar os impactos das disputas jurídicas no setor.

O estudo da CNT reforça que o modelo de concessões aeroportuárias tem sido essencial para a modernização da infraestrutura aérea no Brasil, mas aponta a necessidade de ajustes para garantir a expansão sustentável do setor e a ampliação do acesso da população ao transporte aéreo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS