A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu certificação para a Avion Express, nova empresa aérea a operar no Brasil. A companhia chega com um diferencial no mercado ao atuar exclusivamente no fornecimento de aeronaves e tripulação por meio do modelo ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), que inclui a disponibilização de aeronave, equipe de bordo, manutenção e seguro.
Nesse formato, a Avion Express fornecerá seus serviços para operadoras contratantes, que ficarão responsáveis pela comercialização das passagens e pelos custos operacionais adicionais, como combustível e taxas aeroportuárias. O modelo ACMI permite que as companhias aéreas aumentem sua capacidade temporariamente em períodos de alta demanda, como férias e grandes eventos, além de garantir continuidade em situações de indisponibilidade de aeronaves próprias.
A chegada da Avion Express ao Brasil representa mais flexibilidade para as empresas do setor, que poderão expandir suas operações sem a necessidade de adquirir novas aeronaves. Para os passageiros, a novidade pode significar um aumento na oferta de voos e assentos, ampliando as opções de viagens.