A operadora ViagensPromo reconheceu oficialmente a instabilidade em seu fluxo operacional e financeiro, gerando preocupação entre agentes de viagens, fornecedores e viajantes. Em um comunicado assinado pelo escritório de advocacia Ablaw, a empresa anunciou uma força-tarefa para solucionar as questões mais urgentes.
Desde o Carnaval, as queixas sobre reservas não pagas e clientes barrados em hotéis aumentaram. Muitos agentes de viagens tiveram que arcar com despesas para garantir a hospedagem dos viajantes, na esperança de um reembolso futuro pela operadora.
O grupo Unav, que representa mais de 1,3 mil agências de viagens e é um dos principais parceiros da ViagensPromo, se reuniu com o CEO Renato Kido. No encontro, foi confirmado que a operadora não possui recursos financeiros para cobrir reservas futuras ainda não quitadas.
A Unav detalhou as duas opções que a ViagensPromo disponibilizou para os agentes de viagens afetados: solicitar o cancelamento das parcelas futuras ou aguardar a recuperação financeira da empresa.
Para os agentes que optarem pela primeira opção, é possível solicitar o cancelamento das parcelas ainda não vencidas caso os pagamentos tenham sido feitos por cartão de crédito ou boleto bancário. O estorno seguirá os prazos do meio de pagamento utilizado e será feito diretamente ao pagador.
A Unav reforça que não há garantia de pagamento dos fretamentos deste fim de semana nem dos próximos, tampouco previsão de reembolso de valores ou pagamento de comissões vencidas.
Impacto no mercado e ações de parceiros
Diante da crise, redes hoteleiras estão rompendo relações comerciais com a ViagensPromo. A CVC Corp também anunciou que está disponibilizando seus canais para ajudar agentes de viagens com problemas no embarque de passageiros.
A ViagensPromo afirmou estar buscando financiamento e garantiu que novas atualizações serão comunicadas ao mercado caso haja avanços. No entanto, a ViagensPromo disponibilizou canais para atendimento:
Cancelamento de parcelas futuras: solicitar pelo e-mail posvenda@viagenspromo.com, informando o ID da reserva e o CNPJ da agência.
Atendimento geral: WhatsApp da Ouvidoria ViagensPromo – (11) 5194-3155.