BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Latam lidera voos Brasil-Chile com mais de 2 milhões de passageiros transportados em 2024

Companhia aérea amplia rotas e oferta de voos, reforçando conectividade e liderança no mercado internacional

Lindas paisagens, rica gastronomia, vinhos premiados e uma cultura vibrante fazem do Chile um destino atrativo para brasileiros. Esse fluxo crescente de turistas e viagens de negócios entre Brasil e Chile consolidou a Latam como líder absoluta nas rotas diretas que conectam os dois países. Em 2024, a companhia aérea transportou mais de 2 milhões de passageiros no trecho, um aumento expressivo de 59% em comparação com 2023, quando o número registrado foi de 1,29 milhão de passageiros.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o desempenho garantiu à Latam uma participação de 67% no mercado de voos diretos Brasil-Chile, consolidando a empresa à frente das demais companhias que operam essa ligação. Esse crescimento também se reflete na oferta de assentos, medida pelo indicador ASK (sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos), na qual a Latam alcançou 66% de participação em 2024.

“A Latam é a companhia aérea líder na operação Brasil-Chile e seguimos trabalhando para aumentar a nossa oferta de voos entre os países. Em 2024, inauguramos três novas rotas para Santiago partindo de Brasília, Fortaleza e Recife. Elas se juntaram às seis rotas que já operamos regularmente a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Crescimento e novos destinos

O aumento da oferta de voos reflete a ampliação da frota da Latam. Desde janeiro de 2023, a companhia recebeu 25 novas aeronaves diretamente da fábrica, o que impulsionou seu crescimento no mercado doméstico e internacional. Atualmente, a Latam é a empresa que mais oferece voos e assentos no Brasil, atendendo a 52 aeroportos. Em 2025, a companhia prevê expandir ainda mais, com novas operações em Pelotas e Ribeirão Preto, e um crescimento de até 8% na oferta doméstica.

Já na operação internacional, a Latam mantém sua liderança com voos próprios para 90 destinos fora do Brasil. No último ano, inaugurou rotas como Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. A partir de 2025, também iniciará operações na rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada, ampliando a conectividade com a Europa.

Conexão com o turismo brasileiro

Além de investir em frota e conectividade, a Latam reforça seu papel no fortalecimento do turismo nacional. A companhia mantém uma parceria estratégica com a Embratur para promover o Brasil no exterior e estimular o turismo internacional. “A Latam é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Mais funcionários e capacitação

O crescimento da Latam também se reflete no aumento do número de colaboradores. Atualmente, a companhia conta com mais de 20,5 mil funcionários no Brasil, um aumento de 14% nos últimos dois anos. Em janeiro de 2025, a Latam lançou a primeira turma da Escola Latam, um programa profissionalizante que capacita futuros profissionais do mercado de aviação. Além disso, a companhia abriu recentemente um novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes.

Liderança no mercado corporativo

O investimento em tecnologia, novos destinos e aprimoramento da frota posiciona a Latam como líder não apenas no mercado internacional, mas também no segmento corporativo. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a Latam liderou o setor por dois anos consecutivos, consolidando sua relevância entre os viajantes a negócios.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS