BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Senacon notifica ViagensPromo por cancelamento de voos fretados

Operadora tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre impacto aos consumidores

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou preventivamente a ViagensPromo para que preste esclarecimentos sobre o cancelamento de voos fretados a partir da última segunda-feira (17). A medida tem como base o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e visa garantir transparência e proteção aos clientes afetados.

A notificação foi emitida conforme o Artigo nº 55, inciso 4º, da Lei nº 8.078/1990, além dos Artigos nº 20 e nº 21 da Resolução nº 400/2016 da Anac, e determina que a empresa forneça informações detalhadas sobre os voos cancelados, os destinos impactados, a quantidade de consumidores afetados e as ações adotadas para mitigar os danos. O prazo para resposta é de cinco dias a partir do recebimento da notificação.

Wadih Damous, ministro da Senacon, destacou que cancelamentos sem aviso prévio ou assistência adequada configuram uma violação grave dos direitos dos consumidores.

“Estamos atuando para garantir que todas as partes envolvidas sejam responsabilizadas e que os consumidores não sejam prejudicados”, afirmou Damous.

A ViagensPromo deverá informar se houve comunicação prévia aos passageiros, se a assistência material foi oferecida e quais as providências adotadas para reembolsar os clientes afetados. Além disso, a Senacon solicitou detalhes sobre as tratativas da operadora com a Gol Linhas Aéreas, uma das companhias envolvidas na operação dos voos fretados.

Possíveis sanções à empresa

Caso a ViagensPromo não cumpra o prazo estabelecido para resposta, a empresa poderá estar sujeita a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral, enfatizou a necessidade de maior rigor na regulação do setor.

“O setor de turismo precisa operar com maior transparência e responsabilidade. Casos como esse reforçam a urgência de monitorarmos continuamente o mercado para evitar prejuízos aos cidadãos”, declarou Amaral.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS