O impacto dos influenciadores no comportamento dos brasileiros foi tema de um levantamento realizado pela Croma Consultoria. O estudo Influenci@dores revelou que 21% dos brasileiros acompanham criadores de conteúdo voltados ao turismo, com destaque para o YouTube como a principal plataforma para esse tipo de consumo. A pesquisa também apontou que a Geração Z lidera o engajamento, com 74% dos jovens acompanhando influenciadores.
“A nossa pesquisa, além de revelar os principais nomes das redes sociais, estuda também o comportamento do público, para entendermos a autoridade e relevância que os influenciadores possuem no poder de compra e consumo dos brasileiros”, comenta Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
O YouTube se consolidou como uma das principais ferramentas para a descoberta de destinos e planejamento de viagens. A plataforma é mais utilizada pelo público masculino (50%), enquanto 44% das mulheres declararam consumir esse tipo de conteúdo. Entre as gerações, a Geração X tem a maior aderência, com 53%, seguida pela Geração Z, com 49%.
Criadores de conteúdo mais influentes
Entre os perfis mais mencionados pelos entrevistados, o influenciador Rodrigo Ruas (@rodrigoruas) recebeu 3% das menções. Atuando há 19 anos no setor, ele soma 992 mil seguidores no Instagram e mais de 60 milhões de visualizações no YouTube, onde compartilha experiências de viagem, dicas e roteiros. Durante a pandemia, diversificou sua atuação com cursos e palestras online, além de organizar grupos de viagem.
O canal Mundo Sem Fim (@mundosf), comandado pelo casal Renan Augusto Guerra Greinert e Michele Oliveira Martins, também obteve 3% das menções. Com 510 mil seguidores no Instagram e mais de 1,7 milhão de inscritos no YouTube, o casal compartilha suas experiências em destinos populares e menos explorados, sempre com um olhar autêntico sobre as culturas locais.
Além dos criadores individuais, empresas do setor também marcam presença digital. A CVC Viagens (@cvcviagens) foi citada por 3% dos entrevistados e se destaca pela forte atuação nas redes sociais. Com mais de três milhões de seguidores no Instagram, a operadora investiu na padronização da comunicação de suas 1.300 lojas e na interação personalizada com os clientes.
Outros perfis influentes no segmento incluem Trip Partiu, Marca Tema e Estevam pelo Mundo, cada um com 2% das menções.
Metodologia
O estudo foi realizado com 1.009 brasileiros entre 19 e 25 de novembro de 2024. Os resultados foram ponderados para representar a população total, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.