BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Turismo paulista ganha força com ações da Aprecesp e do EmpreendaTur

Secretário Roberto de Lucena reforça programas estaduais em encontros realizados em Itu e Mineiros do Tietê

O Turismo do interior paulista teve um fim de semana de protagonismo com a realização de dois eventos estratégicos que reuniram autoridades, gestores públicos e empreendedores do setor. No sábado (25), Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, participou de encontro da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), em Itu (SP), e da 11ª edição do EmpreendaTur, em Mineiros do Tietê.

Durante a reunião da Aprecesp, Lucena esteve ao lado do presidente da entidade, Edmir Chedid, e do prefeito de Itu, Herculano Passos. O secretário destacou o papel das 70 estâncias turísticas e dos 144 Municípios de Interesse Turístico (MITs) no fortalecimento da infraestrutura e na descentralização do fluxo turístico no estado.

“A Lei Complementar nº 1.261, que criou a figura dos MITs, representa um divisor de águas na organização do Turismo em São Paulo. Hoje temos um modelo único no Brasil, que soma 214 cidades com políticas públicas e investimentos voltados ao setor”, afirmou Lucena, lembrando que a legislação foi sancionada durante sua gestão anterior na pasta, em 2015.

O secretário também apresentou no encontor da Aprecesp os principais programas da Setur-SP, como o CrediturSP, Sabor de São Paulo, Turismo Religioso, Turismo Rural, Turismo Náutico, Turismo Ferroviário e a Academia do Turismo SP. Segundo ele, o estado recebeu 49 milhões de turistas em 2024, sendo 2,3 milhões de estrangeiros. A previsão para 2025 é de 50 milhões de visitantes, incluindo 2,5 milhões de internacionais.

EmpreendaTur reforça empreendedorismo no interior

No período da tarde, Roberto de Lucena participou do EmpreendaTur, evento itinerante voltado ao empreendedorismo turístico, realizado desta vez em Mineiros do Tietê, no Termas Pacu Parque Aquático & Pesca. O complexo, que recebe mais de 300 mil visitantes por ano, foi apontado pelo secretário como um exemplo de atrativo com potencial nacional.

O evento contou com a presença de lideranças locais e regionais, como o prefeito de Mineiros do Tietê, Gustavo Chitinha, a presidente da Associação Caminhos do Tietê, Maria Madalena Bianco Rosatti, e representantes do Sebrae e de municípios vizinhos.

Durante sua fala, Lucena reforçou que o Turismo é uma cadeia econômica que envolve 52 segmentos e não apenas movimenta a economia como também gera oportunidades sustentáveis. Ele destacou a importância da qualificação por meio do programa Academia do Turismo SP, iniciativa da secretaria que visa conectar a formação profissional às demandas reais do mercado.

“Estamos investindo na capacitação de pessoas para ampliar a oferta de mão de obra qualificada em todas as regiões turísticas. O turismo cresce, não polui e é um vetor de desenvolvimento inclusivo”, afirmou o secretário.

O estande da Setur-SP durante o evento promoveu atrativos turísticos e produtos locais de municípios como Dois Córregos, Torrinha, Itirapina, São Manuel e Jaú, além de degustações que valorizaram a cultura gastronômica regional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Serra da Capivara impulsiona turismo sustentável...

Projeto liderado pelo Sebrae-PI e Lab Turismo fortalece governança, experiência e identidade no destino piauiense

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

Convenção MSC: Confira as melhores fotos...

Coquetel promovido pelo Banco Daycoval celebrou a força da MSC na Europa e marcou o lançamento da conta global em euro

Terremoto de magnitude 6,0 atinge região...

Autoridades gregas pedem que turistas se afastem das áreas costeiras; Samaria Gorge é temporariamente fechada

MSC Cruzeiros e Banco Daycoval reforçam...

MSC reforça liderança na Europa durante coquetel com o Banco Daycoval, que apresentou sua nova conta global em euro para o trade

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS