BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Grupo de Turismo do Brics avança na construção de Declaração Conjunta

Reunião técnica realizada em Brasília prepara documento que será votado por ministros do bloco na próxima segunda (12)

O Brasil sediou, na última sexta-feira (9), a 2ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do Brics, com o objetivo de alinhar a elaboração da Declaração Ministerial conjunta. Conduzido pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o encontro reuniu representantes da China, Etiópia, Rússia, África do Sul, Emirados Árabes, Egito, Índia e Irã, além da Onu Turismo e da Embratur.

Entre os principais temas debatidos estão a regionalização do turismo, estratégias para atração de nômades digitais e o fomento a um turismo sustentável, resiliente e regenerativo. A reunião faz parte da programação oficial da presidência brasileira no Brics em 2024, guiada pelo lema “Fortalecer a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

“Sabemos o quanto o turismo é uma ferramenta poderosa para unir culturas, movimentar economias e gerar desenvolvimento. Hoje temos uma grande oportunidade de discutir e aprovar documentos que mostrem como o setor pode ser um vetor real de desenvolvimento sustentável nos países”, afirmou Ana Carla Lopes.

Experiências brasileiras ganham destaque

Durante a reunião, os países apresentaram experiências de sucesso no setor turístico e avançaram na consolidação de relatórios técnicos que darão base à declaração oficial do Brics. O Brasil compartilhou dois cases de destaque reconhecidos nacionalmente por aliar turismo e preservação ambiental.

O primeiro é o turismo de base comunitária da Praia do Patacho (AL), dentro da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, que combina geração de renda com conservação do peixe-boi-marinho, espécie ameaçada de extinção. O segundo é a Biofábrica de Corais, instalada em Porto de Galinhas (PE), que promove a recuperação de recifes com participação ativa da comunidade local nos cultivos e passeios turísticos.

“O Brasil é um país com grande biodiversidade aquática. Nesse contexto, o turismo de base comunitária se apresenta como alternativa de baixo impacto que valoriza a identidade cultural dos povos tradicionais”, destacou Édipo Araújo, ministro em exercício da Pesca e Aquicultura, presente na reunião.

A próxima etapa será a Reunião Ministerial do Turismo do Brics, que acontece na segunda-feira (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Os ministros dos países-membros avaliarão as propostas elaboradas durante os encontros técnicos e votarão a versão final da Declaração Ministerial. O documento reunirá os compromissos conjuntos para o fortalecimento da cooperação turística entre os países do bloco.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS