BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

MTur e Senac oferecem 1.891 vagas em cursos presenciais de turismo

Inscrições seguem até esta sexta (16) para capacitações em 22 estados e no DF voltadas a pessoas de baixa renda

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), abriu 1.891 vagas gratuitas para cursos presenciais voltados à capacitação de profissionais do setor turístico. As inscrições, voltadas a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, seguem até esta sexta-feira (16).

A formação é oferecida em 75 cursos presenciais distribuídos por 22 estados e o Distrito Federal. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, e cada candidato poderá se inscrever em apenas uma das opções. Em alguns casos, há exigência de idade mínima ou nível de escolaridade.

A iniciativa dá continuidade à primeira rodada do programa, realizada em abril, que contou com 1.630 vagas e atraiu mais de 4 mil inscritos. O Pará, que sediará a COP30, foi o estado com maior número de inscrições. Na sequência, vieram Rio de Janeiro e Amazonas. Entre os cursos mais procurados esteve o de “Cozinha Amazônica”, destacando o interesse por formações ligadas à biodiversidade e à cultura alimentar regional.

“A construção de políticas públicas voltadas à formação e qualificação profissional é uma das diretrizes centrais da nossa gestão. A alta procura registrada nas etapas anteriores comprova a demanda da população e o acerto dessa iniciativa. Em um ano estratégico para o turismo brasileiro, com a realização da COP30, garantir a capacitação de trabalhadores é essencial para consolidar o Brasil como destino atrativo e preparado para receber visitantes de todo o mundo”, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Segundo o MTur, na rodada anterior, 55% dos inscritos tinham ensino médio completo e 30% superior. A maior parte tinha entre 25 e 44 anos, enquanto 8% dos inscritos eram pessoas com mais de 55 anos.

Renata Sanches, coordenadora-geral de Qualidade no Turismo do MTur, também avaliou os impactos da iniciativa. “Para os destinos turísticos, a qualificação profissional desempenha um papel fundamental na competitividade e na capacidade de diferenciação. Profissionais qualificados são capazes de oferecer serviços personalizados e experiências autênticas que agregam valor ao destino e criam vínculos emocionais com os turistas, incentivando o retorno e a recomendação. É isso que o Acordo MTur/SENAC tem como objetivo: a aprendizagem contínua, para fazer do Brasil e do setor, as melhores opções para todos os turistas.”

Entre os cursos disponíveis estão inglês instrumental, camareiro, monitor de turismo religioso e barista. A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição. Caso todas as vagas sejam preenchidas, haverá formação de lista de espera com convocação em caso de desistências ou vagas remanescentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS