BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Falha causa atrasos e cancelamentos no aeroporto de Paris-Orly

O aeroporto de Paris-Orly, segundo maior da capital francesa, enfrenta atrasos e cancelamentos de voos nesta segunda-feira (19) em decorrência de uma falha no sistema de controle de tráfego aéreo registrada no domingo (18). A Direção-Geral da Aviação Civil da França (DGAC) confirmou que a situação está em recuperação, mas que ainda há impactos operacionais consideráveis.

No domingo, ao menos 130 voos foram cancelados no terminal após um “mau funcionamento” do sistema — que, segundo fontes locais, foi causado por uma falha no radar. Como medida preventiva, as companhias aéreas foram orientadas a reduzir em 15% o número de operações nesta segunda-feira, ante 40% no dia anterior. Mesmo assim, a expectativa é de que atrasos continuem ao longo do dia.

Entre os voos afetados estão partidas para Lisboa, Porto, Helsinque, Roma, Nice e Toulon. A maioria das interrupções ocorreu na manhã desta segunda, com fluxo um pouco mais estável à tarde.

O aeroporto de Paris-Orly movimentou mais de 33 milhões de passageiros em 2024 e opera voos domésticos e internacionais, atendendo principalmente destinos na Europa e nos Estados Unidos. As autoridades aeroportuárias orientam os passageiros a verificarem o status dos seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto.

Reembolsos e assistência

De acordo com as legislações da União Europeia e do Reino Unido, os passageiros têm direito ao reembolso em caso de cancelamento. No entanto, compensações adicionais não são garantidas nesse cenário, já que falhas técnicas em sistemas de controle aéreo são consideradas “circunstâncias extraordinárias” — ou seja, situações fora do controle das companhias.

Ainda assim, em casos de atrasos superiores a duas horas, as empresas aéreas devem oferecer lanches ou vouchers. Quando o atraso se estende durante a noite, a legislação prevê que a companhia providencie acomodação e transporte — mas, na prática, muitos viajantes precisam arcar com os custos e solicitar reembolso posteriormente.

Vale lembrar que, recentemente, a Air France informou que ampliará a rota Salvador–Paris com cinco voos semanais na alta temporada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS