A MSC Cruzeiros encomendou mais dois navios da classe World, elevando para seis o total de embarcações da série. O contrato foi assinado com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique e está sujeito à obtenção de financiamento.
As novas unidades, identificadas provisoriamente como World Class 5 e World Class 6, têm entregas programadas para os anos de 2029 e 2030. A decisão reforça a estratégia da MSC de investir em navios de grande porte com foco em inovação, sustentabilidade e experiência do hóspede.
Atualmente, dois navios da classe estão em operação: o MSC World Europa e o MSC World America, este último lançado em abril deste ano com embarques a partir de Miami. Outras duas embarcações — MSC World Asia e MSC World Atlantic — estão em fase de construção, com estreias previstas para 2026 e 2027, respectivamente.
A MSC informou que o MSC World Atlantic trará novidades em sua proposta, ainda não detalhadas, e será baseado no porto de Canaveral, na Flórida, quando entrar em operação. A escolha por Port Canaveral amplia a presença da companhia na costa leste dos Estados Unidos, reforçando seu posicionamento no mercado norte-americano.
“A confirmação das encomendas para os dois novos navios da classe World representa um novo marco em nossa notável trajetória de construção naval na França e a continuação do nosso plano industrial de longo prazo”, destacou Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros. “Esse feito reforça nosso compromisso de construir alguns dos navios de maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com o Chantiers de l’Atlantique — nossos parceiros de longa data, há mais de 20 anos.”
Os navios da classe World têm como destaque o uso de tecnologias sustentáveis, incluindo propulsão a Gás Natural Liquefeito (GNL), sistemas de tratamento de água de lastro e estruturas voltadas à eficiência energética. Cada embarcação tem capacidade para mais de 6 mil passageiros e oferece uma variedade de atrações a bordo, com foco em entretenimento, gastronomia e bem-estar.
“É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta promissora série da classe World, atendendo aos desafios tanto em termos de experiência dos passageiros, quanto de desempenho ambiental”, comentou Laurent Castaing, diretor geral do Chantiers de l’Atlantique.
As novas encomendas seguem o modelo tradicional do setor e estão condicionadas à obtenção de financiamento.