BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Embratur anuncia ação internacional para promover o carnaval de BH

Marcelo Freixo confirmou convite a jornalistas estrangeiros para 2026 e lançou minidoc sobre turismo sustentável na capital mineira

A Embratur vai trazer comunicadores estrangeiros para vivenciar e divulgar o carnaval de Belo Horizonte em 2026. A informação foi anunciada por Marcelo Freixo, presidente da Agência, durante coletiva de imprensa no Mercado Central da capital mineira, ao lado do prefeito Álvaro Damião, nesta quinta-feira (22).

“Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante, sustentável”, afirmou Marcelo Freixo.

A visita integra as estratégias de promoção internacional da Embratur e reforça o reconhecimento do potencial de BH como destino turístico. A capital mineira é destaque no mais recente episódio da série “Turismo Transforma”, lançado na noite de quinta-feira (22), na agência P7 Criativo. O minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável” mostra a força cultural, gastronômica e comunitária da cidade.

Produzido a partir do prêmio concedido à Belotur no Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, o episódio retrata iniciativas como o bloco afro Seu Vizinho, o projeto de cerâmica no Aglomerado da Serra e o Recicla Belô, além da relevância do Queijo Canastra para o turismo gastronômico da região.

“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente”, destacou Marcelo Freixo.

O prefeito Álvaro Damião celebrou a parceria e reafirmou a importância de internacionalizar a marca da cidade. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte”, disse.

Segundo Freixo, o turismo em Minas Gerais é estratégico para o Brasil e tem papel relevante na diversificação dos destinos promovidos no exterior. A região recebeu 8,61% mais visitantes estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2025 e tem marcado presença nas principais feiras do setor.

A série “Turismo Transforma” segue destacando destinos com impacto social, econômico, ambiental e cultural. Belo Horizonte já havia aparecido no terceiro episódio, centrado no turismo de base comunitária e na produção do Queijo Canastra. Agora, volta à tela com foco em sustentabilidade urbana e cultura popular.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS