BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Insights sobre perfil e tendências do Turismo 60+ durante Expo Fórum

São Paulo (SP) – Durante a programação do Expo Fórum de Turismo 60+, realizado em São Paulo, Thiago Akira, especialista em marketing digital, compartilhou um retrato detalhado sobre o atual cenário do segmento sênior. A partir de uma pesquisa realizada com 687 profissionais do setor turístico que estavam inscritos no Expo Fórum de Turismo, Akira apresentou dados que ajudam a entender melhor como agentes de viagens têm se relacionado com esse público – e como podem aprimorar suas estratégias.

“Essa pesquisa é como uma fotografia do momento atual. Ela nos dá referências importantes sobre quem está atuando, como está atuando e para quem está vendendo”, disse Akira, antes de detalhar os principais insights obtidos.

Entre os respondentes, 70% disseram atuar predominantemente com público feminino, e 68% apontaram que seus clientes têm entre 60 e 65 anos — o que, segundo Akira, representa uma nova leva de consumidores maduros. A maioria pertence à classe média e média alta, viajando entre uma e duas vezes por ano.

Um dos dados mais surpreendentes foi sobre a decisão de compra: 88% dos entrevistados apontaram que o próprio cliente 60+ é quem decide para onde vai viajar, desmontando o mito de que familiares ou acompanhantes tomam essa decisão por eles. “Estamos falando de um consumidor com autonomia e poder de escolha, e isso deve refletir na forma como nos comunicamos com ele”, pontuou o especialista.

Entre os fatores decisivos para a compra, destacam-se a confiança na agência, preço e promoções, e qualidade no atendimento — este último sendo um diferencial imprescindível, capaz de justificar inclusive valores mais altos. Já entre as preocupações, os principais pontos são segurança do destino, acessibilidade, ritmo da viagem e custo.

Akira ainda reforçou que os canais preferidos desse público são o atendimento presencial e o WhatsApp, com o telefone em queda de uso. “Mesmo com a digitalização crescente, os meios tradicionais ainda dominam, mas isso deve mudar com as próximas gerações que já entram nesse grupo mais familiarizadas com o online”, comentou.

No encerramento, o especialista compartilhou recomendações para os profissionais: especialização no segmento sênior, comunicação direta com o cliente 60+, atendimento transparente e humanizado, além de condições flexíveis de pagamento. Também destacou tendências como o crescimento do turismo de bem-estar, viagens intergeracionais e o aumento da busca por experiências culturais e de aprendizado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Befly promove imersão sobre a Austrália...

Qantas anuncia retomada da emissão de passagens no Brasil durante noite promovida pela BeFly em parceria com Visit Melbourne

Feira EBS reforça valor estratégico dos...

Congresso MICE debate cultura data driven, geração de negócios e bastidores das grandes produções no setor corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS