BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Arábia Saudita lança Tourise, nova plataforma global de Turismo

Iniciativa da Arábia Saudita terá cúpula anual em Riad e ações contínuas voltadas a inovação, inclusão e sustentabilidade no setor turístico

Com previsão de movimentar cerca de 11 trilhões de euros em 2025, o equivalente a 10% do PIB mundial, o Turismo global se encontra em franca recuperação. Diante desse crescimento e dos desafios associados, como mudanças climáticas, transformações tecnológicas e lacunas de qualificação profissional, a Arábia Saudita apresentou a plataforma Tourise, uma iniciativa internacional para repensar o setor e prepará-lo para o futuro.

Lançada nesta semana por Ahmed Al-Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, a Tourise é uma plataforma de atuação contínua, com apoio de um conselho consultivo de alto nível e um evento anual marcado para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025, em Riad. A cúpula inaugural será realizada apenas para convidados e terá como foco temas como Turismo impulsionado por inteligência artificial, investimento, inovação e construção de um setor mais resiliente e inclusivo.

“O Turismo global está em uma encruzilhada. Precisamos decidir qual caminho tomar, pois isso determinará seu futuro”, afirma Al-Khateeb.

Plataforma permanente

A Tourise não se limita ao evento anual. Ao longo do ano, a plataforma fomentará grupos de trabalho intersetoriais, estudos inéditos, white papers e indicadores globais voltados à sustentabilidade e à economia do Turismo.

“Podemos desenhar o futuro do Turismo”, acrescenta Al-Khateeb.

A estreia da Tourise será marcada também pelo lançamento de um programa de prêmios voltado a destinos que se destacam em sustentabilidade, transformação digital e preservação cultural. Os vencedores serão revelados na cerimônia de abertura do encontro em novembro.

O conselho consultivo da Tourise conta com executivos do Cirque du Soleil, Amadeus, Aeroporto de Heathrow e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). A presidência da plataforma está a cargo do próprio Al-Khateeb, enquanto a liderança executiva é de Jean-Philippe Cossé, que reforça o caráter internacional da iniciativa: “Trata-se de um convite ao mundo, não de um evento doméstico”.

Segundo Cossé, a Tourise oferece algo inédito para o setor. “É uma plataforma global, unificada e com foco no futuro. Ela pode definir a agenda do Turismo para as próximas décadas”, declara.

A Arábia Saudita se apresenta como um centro natural para essa articulação global. O país bateu com sete anos de antecedência a meta de 100 milhões de visitas da Vision 2030 e pretende alcançar 50 milhões de visitantes internacionais até o fim da década. De acordo com o WTTC, em 2032 o setor de Turismo deve empregar cerca de 3 milhões de sauditas, o que representará aproximadamente 17% da população.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

África do Sul lançará visto eletrônico...

Sistema digital baseado em IA vai facilitar entrada de turistas de curta duração. Medida promete reduzir fraudes, filas e burocracias nos aeroportos

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS