BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Fórum de Turismo 60+ reúne mais de 800 pessoas e anuncia próxima edição

Evento em São Paulo destaca força do público sênior no turismo e confirma nova edição para 2026

A terceira edição do Fórum de Turismo 60+, considerado o maior evento do setor voltado ao público sênior no Brasil, reuniu mais de 800 pessoas nesta segunda-feira (26), no Holiday Inn, em São Paulo. Com 45 expositores, a programação incluiu debates, apresentações culturais e a participação de celebridades como Nany People, tudo com o objetivo de impulsionar o turismo voltado à população com mais de 60 anos.

O evento reforçou o protagonismo da chamada economia prateada, que segundo a consultoria Data8, movimenta anualmente cerca de R$ 2 trilhões no Brasil. Esse poder de consumo vem se tornando cada vez mais relevante para o setor turístico, à medida que cresce a demanda por experiências autênticas, seguras e personalizadas por parte do público maduro.

Sergio Duque Estrada, fundador da Ativen e um dos principais articuladores da economia da longevidade no país, destacou a importância do evento para a transformação do setor. “O evento é importantíssimo na medida em que o turismo é um fator de crescimento para o país, de geração de riqueza, empregos e cultura. No Brasil, o turismo para maiores de 60 anos ainda está muito mal explorado e representa um oceano azul de possibilidades. Estamos juntando um setor que precisa crescer com uma população sedenta por novas experiências, por viver, por ser protagonista da própria vida”.

A energia e o engajamento do público também foram representados no palco. O grupo Master Dance, formado por dançarinas com mais de 60 anos, animou o evento com coreografias que homenagearam a banda Queen e músicas tradicionais brasileiras — um exemplo claro de que a idade não é barreira para se viver intensamente.

Martin Henkel, criador da SeniorLab, lembrou que o perfil desse público mudou. “As pessoas dessa faixa etária querem fazer coisas que não fizeram antes, e o turismo é uma forma segura e confortável de realizar isso. O consumidor 60+ quer experiências verdadeiras, quer se envolver, quer mais do que visitar um museu, quer conhecer o dono da padaria ao lado. O potencial é enorme”.

Diversos destinos brasileiros e internacionais também participaram da programação, como Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Portugal, Peru, Recife e empresas como BancorBrás, TAP, Club Med Brasil, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Jurema e Gav Resorts. Todos apresentaram experiências adaptadas às necessidades e desejos do público 60+.

Ao encerrar o encontro, a idealizadora Ana Melo comemorou os resultados e já projetou a próxima edição. “Estamos mais que contentes com esta edição do Fórum de Turismo 60+. Recebemos um público engajado, parceiros incríveis e construímos pontes importantes para o desenvolvimento do turismo sênior no Brasil. A cada edição, percebemos como esse movimento cresce e ganha força. Já estamos trabalhando na próxima edição, que será ainda maior”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS