BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Temporada de baleias-jubarte movimenta turismo no extremo sul da Bahia

De junho a outubro, espécies podem ser avistadas em Abrolhos; região investe em turismo sustentável e experiências educativas

O litoral do extremo sul da Bahia já dá início a um dos espetáculos naturais mais aguardados do ano: a temporada de observação das baleias-jubarte. Os primeiros grupos da espécie começaram a ser avistados no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, marcando a abertura de uma janela turística que vai de junho a outubro e atrai milhares de visitantes em busca de uma experiência única em contato com a natureza.

A região que compreende os municípios de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau se consolida como um dos principais pontos de whale watching do Brasil. É ali que as jubartes, após migrarem por mais de 4 mil quilômetros desde as águas geladas da Antártica, encontram abrigo nas águas mornas do litoral baiano para acasalamento e reprodução. O fenômeno natural transforma a costa em um verdadeiro palco marinho, onde os saltos, batidas de nadadeiras e cantos subaquáticos das baleias protagonizam o espetáculo.

O turismo de observação cresce de forma consistente, impulsionado pelo aumento da população de baleias-jubarte — que se recupera desde a proibição da caça — e pela busca crescente por experiências ligadas à natureza. Com isso, operadoras locais vêm aprimorando sua estrutura e capacitando guias para oferecer passeios que aliam segurança, conhecimento e consciência ambiental.

Durante os passeios de barco, é comum presenciar comportamentos típicos da espécie, como mães com filhotes recém-nascidos, exibições acrobáticas e interações que encantam turistas de todas as idades. A observação das jubartes, além de proporcionar um espetáculo inesquecível, é uma atividade reconhecida por seu baixo impacto ambiental e alto valor educacional.

“O turismo de natureza vem crescendo de forma expressiva e a temporada das baleias é um dos maiores atrativos da região. Além de gerar renda para as comunidades locais, reforça a importância da conservação ambiental e da biodiversidade marinha”, destacam especialistas que atuam na região.

Com águas calmas, paisagens preservadas e clima ameno, o trecho entre Prado, Cumuru e Corumbau oferece o cenário ideal para quem deseja unir lazer, conhecimento e conexão com o meio ambiente. A temporada, que se estende até outubro, é uma oportunidade para presenciar de perto na Bahia animais que chegam a 16 metros de comprimento e podem pesar até 40 toneladas em apresentações espontâneas e emocionantes. O espetáculo já começou — e o convite à contemplação da natureza está lançado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Befly promove imersão sobre a Austrália...

Qantas anuncia retomada da emissão de passagens no Brasil durante noite promovida pela BeFly em parceria com Visit Melbourne

Feira EBS reforça valor estratégico dos...

Congresso MICE debate cultura data driven, geração de negócios e bastidores das grandes produções no setor corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS