São Paulo (SP) – O Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) reuniu, nesta sexta-feira (30) autoridades públicas e lideranças do trade para tratar de projetos, entregas recentes e pleitos do setor. O encontro aconteceu em programação paralela do 9º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado no WTC Events Center, na capital paulista.
O encontro teve como destaques a posse de Mônica Samia como nova secretária executiva de Turismo do Estado e o reconhecimento às ações da Secretaria liderada por Roberto de Lucena, além de debates sobre regulamentações, turismo ferroviário e iniciativas temáticas como turismo pet e esportivo.
Apresentada oficialmente pelo secretário Roberto de Lucena, Mônica Samia foi saudada por sua trajetória no setor público e privado do Turismo. “Todos temos dentro de nós aquela força e determinação, mas sozinhos muitas vezes não conseguimos alcançar nossos objetivos. Portanto, tenho uma máxima que é: Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos. Contem comigo e vamos garantir que seja um período produtivo e assertivo, mas também leve e prazeroso, pois assim alcançamos ainda melhores resultados”, afirmou.
Armando Arruda Pereira, diretor superintendente do Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos do Estado de São Paulo (Sindiprom-SP), informou a abertura de inscrições para novos membros efetivos do Conselho e para a vaga de secretário executivo, atualmente ocupada por ele. Apesar de não renovar o mandato, Arruda garantiu sua permanência no conselho como colaborador. A eleição está prevista para o final de junho.

Projetos e conquistas
O trade também trouxe avanços concretos para a reunião do Conturesp. O programa de Turismo Pet, por exemplo, ganhou norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para meios de hospedagem e avança agora para o segmento de restaurantes. Já o setor de entretenimento esportivo foi representado pelo anúncio da realização, em junho, do campeonato mundial de MMA em Itaquera, com presença de 120 países e ações sociais voltadas a estudantes da rede pública.
Outro pleito aprovado por unanimidade foi a moção de apoio ao trem turístico de São Roque. O conselho solicitou à Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado a preservação dos trilhos existentes, em paralelo ao projeto do trem intercidades. A proposta é que as duas operações convivam com infraestrutura segregada, respeitando a bitola atual do trem turístico.
A segurança pública, especialmente no centro da capital, também foi pauta. Lucena comemorou os avanços no combate à criminalidade e na revitalização da região. “Estamos longe do ideal, mas avançamos. A Cracolândia está sendo desidratada e há um novo tempo para o centro”, declara o secretário.
Iniciativas setoriais como a “Semana das Mães” e “Semana dos Namorados”, promovidas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com apoio do Visite São Paulo, também foram apresentadas no encontro do Conturesp como estratégias para combater a sazonalidade e ampliar o faturamento da gastronomia e do varejo local.
Já a Associação Brasileira Indústria Hotéis São Paulo (ABIH-SP) compartilhou o lançamento do Portal do Hoteleiro, site voltado à qualificação da gestão hoteleira, e iniciativas de transição para hotéis “plástico zero”.
A reunião também fez um balanço de eventos apoiados pela Secretaria de Turismo e Viagens em maio, como o Fórum de Investimentos em Turismo, o Summit de Entretenimento em Campos do Jordão (SP), o Fórum de Turismo 60+, e encontros voltados ao turismo LGBT, turismo rural e regionalização. Ana Clemente, coordenadora de turismo estadual, destacou que os eventos ajudaram a impulsionar pautas estratégicas e fortalecer governanças regionais.