BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

São Pedro arrecada quase metade do ISS Turístico de 2024 no 1º quadrimestre

Com avanço acelerado, cidade supera metas do plano de crescimento e projeta novo recorde para a economia do turismo em 2025

A Estância Turística de São Pedro, localizada no interior paulista, registrou um desempenho expressivo no setor turístico já nos primeiros quatro meses de 2025. Entre janeiro e abril, o município arrecadou R$ 1.820.074,00 em Imposto Sobre Serviços (ISS) vinculado às atividades turísticas — o equivalente a 46,37% de todo o montante registrado ao longo de 2024, que somou R$ 3.924.598,47.

O resultado não apenas reafirma o protagonismo de São Pedro no turismo estadual, como também já ultrapassa, em termos proporcionais, a meta estipulada pelo Plano de Ação para Crescimento do ISS Turístico, que previa um incremento de 20% até dezembro deste ano. O desempenho sólido reflete uma política pública estruturada, voltada à valorização das vocações naturais, culturais e gastronômicas do destino, em sintonia com as tendências de turismo sustentável e de experiência.

“A arrecadação do ISS é um reflexo direto do esforço da Secretaria de Turismo e Cultura em estruturar políticas públicas eficazes, promover a valorização das vocações locais e gerar impacto econômico real a partir do turismo. É um trabalho estratégico que envolve planejamento, articulação e investimento constante”, afirma Fábio Pontes, secretário de Turismo e Cultura do município.

Desde o início do ano, a pasta tem intensificado ações para qualificar a infraestrutura turística e fomentar o calendário de eventos. As iniciativas incluem desde festivais culturais e gastronômicos até atividades esportivas como triathlon, corrida, cross country, parapente e voo livre — explorando a diversidade de experiências que o destino pode oferecer.

Esse avanço foi possível graças a um mapeamento inédito do ISS Turístico, fruto de uma ação conjunta entre as Secretarias de Finanças, Planejamento e Turismo e Cultura. A medida não só aprimorou o controle da arrecadação, como também estimulou a formalização de prestadores de serviços, sem elevar a carga tributária. A estimativa atual é de que cerca de 200 empresas estejam diretamente ou indiretamente envolvidas na cadeia produtiva do turismo na cidade.

O Plano de Ação de São Pedro está estruturado em cinco pilares estratégicos: promoção do destino, formalização e educação fiscal, capacitação e qualificação profissional, integração regional e gestão de dados com monitoramento constante. A atuação coordenada entre diferentes áreas da administração pública tem impulsionado o crescimento do setor e reposicionado São Pedro como modelo de desenvolvimento turístico com base na sustentabilidade e no fortalecimento da economia local.

Com base no ritmo atual de crescimento e no engajamento do trade, a expectativa é que o município alcance uma arrecadação recorde até o fim de 2025, consolidando-se como uma das principais estâncias turísticas do estado de São Paulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Befly promove imersão sobre a Austrália...

Qantas anuncia retomada da emissão de passagens no Brasil durante noite promovida pela BeFly em parceria com Visit Melbourne

Feira EBS reforça valor estratégico dos...

Congresso MICE debate cultura data driven, geração de negócios e bastidores das grandes produções no setor corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS