BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

FIT Pantanal posiciona Turismo como eixo de crescimento em MT

O FIT Pantanal reforça o protagonismo do turismo em Mato Grosso, com debates sobre empreendedorismo, internacionalização e parcerias

Cuiabá/MT – A cerimônia de abertura da FIT Pantanal, realizada nesta quinta-feira (5), destacou o papel estratégico do Turismo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Mato Grosso. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes do trade turístico nacional.

Lélia Brun, diretora superintendente do Sebrae Mato Grosso, celebrou o momento como um marco para o estado e para a instituição, que neste ano completa 50 anos. “O Sebrae tem na sua agenda a permanente e crescente articulação de ações em prol do turismo, que é uma atividade estratégica para o nosso desenvolvimento. Estamos falando de um setor que envolve mais de 127 mil empresas quando consideramos suas atividades secundárias, sendo 91% delas microempresas”, apontou.

A executiva também ressaltou a importância do Centro de Eventos do Pantanal, que abriga a feira e completa 25 anos de existência em 2024. O espaço, idealizado e construído pelo Sebrae, está passando por um processo de modernização. “Ao longo desses anos, 55 segmentos foram impulsionados e centenas de novas empresas surgiram graças a essa estrutura. Ele foi ampliado e adaptado para receber eventos ainda maiores, com mais conforto e excelência”, afirmou.

Além disso, Lélia enfatizou a atuação internacional do Sebrae na promoção do turismo de Mato Grosso, com destaque para a participação no projeto Galeria Visit Brasil, realizado em parceria com a Embratur, em cidades como Paris, Roma, Londres e Nova York. Segundo ela, em 2024 o foco da ação será o Pantanal, em nova edição programada também para Nova York.

A programação da FIT inclui rodadas de negócios em diferentes escalas — estadual, nacional e internacional —, além de palestras e capacitações na chamada Aldeia do Conhecimento. Há também ações de promoção dos destinos mato-grossenses voltadas à imprensa nacional e internacional, com viagens focadas em turismo de experiência em territórios pantaneiros, indígenas e quilombolas.

Durante a cerimônia, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador da área de turismo da CNC, reforçou o apoio do sistema CNC-Sesc-Senac ao evento. “O Turismo e o comércio caminham juntos. A atuação integrada entre os setores tem sido fundamental para atrair investimentos e fomentar a hotelaria, os parques temáticos e toda a cadeia de serviços”, afirmou.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Créditos: Felipe Lima/Brasilturis
Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Créditos: Felipe Lima/Brasilturis

Carlos Avallone, deputado estadual e ex-secretário de Comércio e Turismo de Cuiabá, relembrou o início do projeto do Centro de Eventos do Pantanal e destacou a importância da continuidade das políticas públicas de fomento ao setor. “O turismo hoje é uma realidade em Mato Grosso, e isso se deve ao trabalho coletivo entre o setor público, o empresariado e as instituições. Estamos vendo investimentos concretos e uma valorização real da atividade turística como eixo de progresso”, pontuou.

Márcio Russi, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, reforçou o compromisso da casa com o fortalecimento da atividade turística. “O turismo não é apenas uma vocação natural de Mato Grosso, é também um instrumento poderoso de geração de emprego, renda e inclusão. A Assembleia está empenhada em apoiar políticas públicas que consolidem o setor como eixo estratégico do nosso desenvolvimento”, destacou.

Abilio Brunini, presidente da Fecomércio-MT, enfatizou o papel da feira como uma vitrine do potencial turístico e empresarial do estado. “A FIT é um espaço de conexão entre empreendedores, gestores públicos e investidores. Ela mostra ao Brasil e ao mundo a força do nosso turismo e a capacidade que temos de transformar oportunidades em desenvolvimento”, afirmou.

Durante a abertura do FIT Pantanal 2025, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, reforçou o compromisso do Estado em transformar o turismo em uma indústria efetiva e estruturada, rompendo com o histórico discurso de “potencial adormecido” que há décadas acompanha o setor no Brasil. Em uma fala extensa, ele destacou a importância de sair do campo das promessas e partir para ações concretas, citando investimentos já em andamento e projetos emblemáticos como o Parque Novo Mato Grosso, em Várzea Grande, que está sendo erguido com o objetivo de tornar-se um símbolo do novo posicionamento turístico do estado.

“Não adianta apenas dizer que temos o Pantanal, a Amazônia, o Cerrado, as belezas naturais. Isso o mundo inteiro já sabe. Precisamos de infraestrutura, de marketing agressivo, de produtos turísticos organizados e de comunicação eficiente”, afirmou Mendes, ao comparar o caso de sucesso de Dubai, que soube usar sua riqueza finita do petróleo para diversificar sua economia e se posicionar como destino global.

Mauro Mendes, governador do Mato Grosso. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

O governador também criticou a falta de estrutura em destinos promissores, como Bom Jardim e a Lagoa de Chacororé, cuja baixa visitação foi atribuída à ausência de acessibilidade e à inércia do trade em transformar atrativos naturais em produtos turísticos viáveis. “Não adianta ter paisagem e não ter estrada, saneamento, iluminação ou atrativos organizados. O turista não quer dificuldade, ele quer experiência com conforto e segurança”, completou.

Para mudar esse cenário, Mendes destacou a destinação de 10% do Fethab – fundo alimentado pelo setor agropecuário – ao turismo, por meio da MT Parques. A iniciativa já financia intervenções em orlas, como em São Félix do Araguaia e Nobres, e fomenta grandes obras de infraestrutura turística, como a roda-gigante do Parque Novo Mato Grosso, que promete ser a maior da América Latina. “É preciso criar lugares ‘instagramáveis’, que gerem desejo, cliques, vídeos, memórias. É assim que o turismo moderno se promove, principalmente entre os mais jovens”, afirmou.

A FIT Pantanal segue até domingo (8), reunindo mais de 70 municípios mato-grossenses em exposições, painéis e experiências voltadas à promoção dos atrativos turísticos do estado. A feira é realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), com correalização do Sebrae-MT, da Fecomércio-MT e apoio do Sistema S, entre outros parceiros.

A reportagem do Brasilturis viajou a convite do Sebrae/MT

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS