BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Fim do visto para Guiana Francesa marca noite histórica do Turismo no Amapá

Durante jantar com agentes de viagens no Centro Cultural Jorge Basile, governo do Amapá celebra conquista diplomática, apresenta pesca esportiva como novo atrativo turístico e reforça incentivos à aviação

Macapá (AP) – Como parte da programação da Reunião de Presidentes e Conselho da Abav Nacional, foi organizado um jantar especial para o trade turístico na noite desta quinta-feira (5), no Centro Cultural Jorge Basile. O evento teve como objetivo valorizar o trade turístico local e apresentar as novidades estratégicas que estão sendo implementadas no Estado para o fortalecimento do setor.

Entre os destaques da noite estiveram o anúncio da pesca esportiva como nova experiência turística amapaense, a ampliação da conectividade aérea e, principalmente, a liberação oficial do governo francês que permite a entrada de brasileiros, especialmente amapaenses, na Guiana Francesa sem necessidade de visto. A medida é resultado de anos de tratativas diplomáticas e foi celebrada como um marco histórico.

“A partir de agora, o visto que era exigido ao amapaense, ao brasileiro que atravessar para a Guiana será completamente abolido. Isso vai movimentar a economia, ampliar os negócios e fortalecer o turismo de forma expressiva. A ponte que hoje é usada timidamente será uma verdadeira trançadeira de gente indo e vindo”, afirmou Clécio Luís, governador do Amapá.

visto guiana francesa
Clécio Luís estava radiante com a notícia do fim do visto para Guiana Francesa. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

O chefe do Executivo estadual também ressaltou o potencial do Estado em diversas frentes e destacou a repercussão nacional do vídeo institucional sobre a pesca esportiva lançado recentemente. “O vídeo abriu a feira Tradecast, em São Paulo, e foi um sucesso. Mostramos que o Amapá tem muito a oferecer e estamos prontos para receber o turista com novas experiências e estrutura preparada.”

Outro anúncio importante foi a prorrogação da alíquota reduzida de ICMS para combustíveis de aviação no Estado – medida que passou de 18% para 3% até 2027. Antônio Karp de Brito Martins, consultor de relações institucionais da Latam, exaltou os impactos da medida. “Essa prorrogação é mais do que um benefício fiscal, é a garantia de manutenção da rota Macapá–Guarulhos, que já apresenta ocupação média de quase 80% e contribui para manter o Amapá como destaque entre os estados do Norte em recebimento de turistas internacionais.”

Novidades animaram o jantar organizado para o trade turístico de Amapá. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Martins reforçou ainda o compromisso da companhia com o desenvolvimento do Estado. “É com muita alegria que a Latam reafirma esse compromisso e passa a apoiar também a nova frente da pesca esportiva. A gastronomia é excelente, o povo é receptivo, e a gente quer continuar fortalecendo os laços com o Amapá.”

Durante o jantar, foi exibido um vídeo promocional do Amapá destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas do Estado, além do potencial da pesca esportiva como atrativo turístico. A promoção faz parte do conjunto de ações estratégicas do governo estadual para reposicionar o Amapá no cenário nacional do turismo.

Até próximo dia 08, a programação da Reunião de Presidentes e Conselho da Abav Nacional continua com city tour, jantar temático e outras atividades.

O Brasilturis viaja a convite da Abav Nacional e com proteção Affinity Seguros

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS