Foz do Iguaçu (PR) – Em meio ao processo de reestruturação financeira sob o Chapter 11 nos Estados Unidos, a Azul e a Azul Viagens promoveram a primeira edição do evento “Agente Tá On na Estrada”, realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 6 e 10 de junho. Reunindo cerca de 300 agentes de viagens de todo o Brasil, o encontro tem como objetivo reafirmar o posicionamento da operadora de turismo e apresentar as estratégias da companhia para o futuro próximo.
Durante coletiva realizada no evento, Daniel Bicudo, vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul, e Giuliana Mesquita, diretora da Azul Viagens, destacaram que o Chapter 11 não foi motivado por uma crise de liquidez, mas sim utilizado como ferramenta financeira planejada. “O Chapter 11 é um instrumento que nos permite estruturar melhor nossas dívidas, preservar a operação e trazer estabilidade ao cliente. Nossa expectativa é sair do processo em no máximo 12 meses, claro que com esperança de conseguir isso até antes”, explicou Bicudo.
A confiança no plano de reestruturação é sustentada pelo apoio de investidores estratégicos, como bondholders e empresas como American Airlines e United Airlines, que se comprometeram com aportes financeiros. “Eles acreditam no nosso modelo de negócio e nos nossos três principais hubs: Confins, Viracopos e Recife”, acrescentou o executivo.
No campo do turismo, a Azul Viagens anunciou uma nova fase, com foco na fortalecimento das rotas dedicadas, especialmente no Nordeste e interior de São Paulo, e no desenvolvimento de produtos com alto valor percebido para o consumidor. Giuliana Mesquita ressaltou que, mesmo com ajustes operacionais, os voos dedicados seguem como prioridade da companhia. “Esse é o nosso principal ativo e, graças à boa aceitação do mercado, conseguimos mantê-los com alta rentabilidade.”
Planos da Azul para o Tá On na Estrada
A escolha de Foz do Iguaçu para sediar o evento teve caráter estratégico. Segundo os executivos, a cidade tem potencial para crescimento dentro da malha da Azul Viagens e foi escolhida como um ponto fora do eixo tradicional do Nordeste. “Já operamos voos dedicados para Foz a partir de Campinas e Confins, e a intenção é crescer com o apoio do destino e seus parceiros locais, como o Wish Foz do Iguaçu, que abraçou a proposta desde o início”, pontuou Giuliana.
O evento também serviu como laboratório para um novo modelo de relacionamento com o agente. A proposta é tornar o “Tá On na Estrada” uma ação anual e itinerante, focada em imersão, capacitação e construção colaborativa de produtos. “Queremos usar abordagens como design thinking, unindo o digital e o físico para entender, junto aos agentes, quais são suas necessidades reais. A capacitação aqui é tratada como alavanca de negócio, não apenas como treinamento”, concluiu a diretora.
Com novas lojas previstas, ampliação de canais e integração com outras companhias aéreas via Iata, a Azul Viagens dá início a um ciclo que busca manter a confiança do trade e do consumidor, mesmo em tempos desafiadores. “É manter o trilho, é ajustar o que precisa ser ajustado junto com a linhas. O crescimento tá mantido, o crescimento em termos de vendas para 2026” finalizou Giuliana.