BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Drones interrompem pousos por quase duas horas em Guarulhos

Operações foram suspensas na noite desta quarta-feira (11) em meio a diversos avistamentos na área do aeroporto de Guarulhos

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) enfrentou uma noite caótica nesta quarta-feira (11), após a presença de drones na região provocar a suspensão das operações de pouso e decolagem por quase duas horas. A interrupção teve início às 21h27, quando o voo Gol 2127, em aproximação para a pista 10R, avistou um drone próximo à rampa de pouso, na direção da Rodovia Ayrton Senna.

Segundo informações das plataformas AirNav Radar e FlightRadar24, ao menos 28 voos foram desviados até às 22h40, sendo redirecionados para aeroportos em Campinas, Curitiba, Galeão, Confins e Ribeirão Preto. Aeronaves da Gol e da Latam foram as mais afetadas.

Pouco depois, às 22h45, as decolagens também foram suspensas após novo avistamento de drone próximo às cabeceiras 28L e 28R. O voo LA3690, da Latam, que estava prestes a decolar para Londrina, teve a operação abortada.

O helicóptero Águia 12 da Polícia Militar foi acionado e chegou ao local às 22h59 para patrulhamento aéreo. Somente às 23h18 o aeroporto foi reaberto, após o Águia não detectar mais atividade suspeita. O voo Latam 8037, vindo de Santiago, foi o primeiro a pousar. O LA3690 também foi o primeiro a decolar após a retomada.

No entanto, às 23h30, novas decolagens foram novamente suspensas, desta vez após avistamentos de drones na área próxima aos hangares da American Airlines. A operação foi normalizada cerca de 10 minutos depois.

A Latam informou, em nota, que “mais de 20 voos da companhia foram impactados”, e que está prestando assistência aos passageiros conforme a Resolução 400 da Anac. “Lamentamos a situação, totalmente alheia à nossa responsabilidade, e reiteramos que a segurança dos passageiros e tripulação é prioridade”, destacou a companhia.

O incidente reacende o alerta sobre segurança aérea em grandes centros urbanos e o impacto crescente da presença indevida de drones em áreas aeroportuárias, tema que deverá ganhar ainda mais atenção por parte das autoridades reguladoras e de segurança pública.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS