BRL - Moeda brasileira
EUR
6,55
USD
5,58

Airbnb responsabiliza hotéis pelo avanço do turismo de massa nas principais cidades da União Europeia

Plataforma alega que expansão hoteleira pressiona centros urbanos e defende mais investimentos em moradias residenciais

O Airbnb voltou a criticar o setor hoteleiro, atribuindo aos hotéis grande parte da responsabilidade pelo avanço do turismo de massa nas dez cidades mais visitadas da União Europeia, entre elas Lisboa, Paris, Roma, Barcelona e Amsterdã. Segundo a plataforma, os hotéis concentram quase 80% das dormidas nesses destinos, pressionando os centros urbanos e contribuindo diretamente para os impactos negativos do chamado over tourism.

A acusação foi feita por meio de um comunicado oficial, no qual o Airbnb pede que os governos e lideranças dessas cidades “abordem o impacto devastador dos hotéis no aumento do excesso de turismo”.

Como exemplo, a empresa cita as situações de Lisboa, especialmente na freguesia de Santo António, e Praga, onde a relação é de aproximadamente três quartos de hotel para cada cinco residentes locais. O alerta surge em um cenário no qual, de acordo com dados do Eurostat e da Organização Mundial do Turismo (OMT), a União Europeia ultrapassou a marca de 3 bilhões de noites em acomodações turísticas em 2023, registrando um novo recorde histórico.

O Airbnb também destaca a crescente expansão do setor hoteleiro na Europa. Só em 2023, 289 novos hotéis foram inaugurados, totalizando mais de 38 mil quartos. O ritmo deve se intensificar até o fim de 2024, com 1.661 projetos hoteleiros em andamento, que somam quase 250 mil novos quartos, muitos deles concentrados em destinos de grande apelo turístico, como Madri, Lisboa e Porto.

“A Europa precisa de mais casas — não hotéis —, mas as cidades estão construindo mais hotéis, enquanto a construção de moradias atinge o nível mais baixo da última década”, afirma a plataforma.

O levantamento aponta ainda que, entre 2021 e 2023, as pernoites nas dez cidades mais visitadas da UE cresceram em mais de 200 milhões, sendo que 75% desse crescimento ocorreu na hotelaria tradicional.

Na contramão, o Airbnb defende que sua operação oferece impacto econômico mais distribuído. A plataforma afirma que, para cada euro gasto com hospedagem no Airbnb em Portugal, outros 2,5 euros são gerados em restaurantes, comércios e serviços locais. Além disso, destaca que 59% das estadias realizadas pela plataforma ocorrem fora dos centros urbanos, o que ajudaria a desconcentrar o fluxo turístico e aliviar a pressão sobre áreas históricas.

O comunicado também critica outros segmentos que impulsionam o turismo de massa, como as companhias aéreas e os cruzeiros, que, segundo o Airbnb, têm papel relevante no aumento da movimentação nos centros históricos. A empresa cita que, entre 2022 e 2023, o número de passageiros de cruzeiros aumentou em mais de 50% em cidades como Lisboa, Amsterdã e Barcelona. Na capital portuguesa, o crescimento foi de 54%, atingindo a marca recorde de 758.328 passageiros desembarcando de cruzeiros no período.

A crítica do Airbnb reacende o debate sobre os impactos do turismo nas grandes cidades europeias, colocando frente a frente os modelos de hospedagem tradicional e as plataformas de aluguel de curto prazo, que também são alvo frequente de críticas por parte de governos locais e setores da hotelaria.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS