BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

13ª Caminhada do Forró reúne cerca de 40 mil pessoas em Arcoverde; confira fotos da festa

Evento celebrou a cultura nordestina com trios elétricos, artistas consagrados e homenagens a nomes que representam as raízes de Arcoverde

Arcoverde (PE) – Neste domingo (22), em Arcoverde, cidade que é considerada o portão do Sertão pernambucano, foi a sede da 13ª Caminhada do Forró. A comemoração reuniu milhares de foliões em um trajeto de cerca de quatro quilômetros entre a Rádio Agnus Dei e o Polo Multicultural, com muita alegria e dança no pé. O clima parece Carnaval com músicas de São João, o que só melhora a experiência de quem saiu para se divertir.

Era comum ver muitas famílias e amigos curtindo e se divertindo com os seis trios elétricos que agitaram o domingo ensolarado de Arcoverde. Cerca de 40 mil pessoas foram às ruas para arrastar o pé e, ao final, puderam assistir a shows de artistas consagrados do Nordeste, como Geraldinho Lins e o grupo Coco Fulô do Barro, que trouxe ao palco a força das tradições populares nordestinas. Nando Cordel, Assisão e Silvia Regina também subiram no palco para alegrar a noite de domingo.

Homenageados da Caminhada em 2025

A Caminhada do Forró sempre homenageia pessoas que têm raízes em Arcoverde e devolvem para a comunidade tempo e esforço para manter a cultura e as tradições vivas. E dessa vez não foi diferente: os escolhidos foram Mestre Assis Calixto e Joselma Melo.

Assis Calixto Montenegro mora em Arcoverde desde 1952. Além de Patrimônio Vivo de Pernambuco (2019), é Patrimônio Vivo de Arcoverde (2024) e Cidadão Arcoverdense (2025), juntamente com o irmão e mestre Damião Calixto.

Autor da maioria das cantigas do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o cantor, compositor, musicista e artesão Assis Calixto sempre lembra que o resgate cultural do grupo arcoverdense é justamente a continuidade do saber do seu irmão Lula Calixto.

Em sua casa no Alto do Cruzeiro, onde fica o ateliê, Calixto faz arte ao produzir tamancos de madeira (usados nos tablados para a pisada trupé, que é o ritmo dos movimentos com os pés – identidade – e o balanço de todo o corpo), esculturas de madeira e brinquedos de material reciclado.

Joselma Melo é professora de História que se dedicou a ensinar e perpetuar a cultura de Arcoverde. Ela foi responsável por criar o grupo “Arrasta Nós”, organizou festas e apoiou eventos e projetos como o Espaço Arte Musicale e o Dia da Música. Além dos fazeres culturais, Joselma esteve à frente da Creche Nossa Senhora do Livramento e em ações sociais que construíram moradias. Ela está sendo homenageada pois representa o que a Caminhada do Forró quer mostrar: o compromisso com as raízes e o amor por Arcoverde.

O Brasilturis viaja a convite da Empetur e com proteção da Affinity Seguros.

Confira fotos da Caminhada do Forró:

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS