BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Prefeito do Rio nega proibição de stand up paddle nas praias, mas reforça fiscalização

Após incidente com ventania que arrastou mais de 100 praticantes no Leme, Paes garante liberação da prática, mas promete rigor na segurança

A prática de stand up paddle segue liberada nas praias do Rio de Janeiro. A confirmação veio do próprio prefeito Eduardo Paes, que, nesta segunda-feira (23), utilizou as redes sociais para desmentir informações que circularam após um incidente no fim de semana, quando mais de 100 praticantes foram surpreendidos por uma forte ventania nas praias de Copacabana e Leme.

Segundo Paes, não existe qualquer restrição à prática do esporte, mas a prefeitura vai intensificar a fiscalização para garantir que sejam cumpridas todas as normas de segurança. “Conversei agora há pouco com o vice-prefeito, que me informou não haver qualquer proibição para a prática de stand up paddle nas praias do Rio. O que vamos fazer é sim identificar quem foi negligente ao não observar os aspectos de segurança e cassar o alvará se necessário for”, declarou o prefeito.

O episódio que motivou o debate ocorreu no último sábado (21). Uma frente fria provocou ventos intensos que arrastaram para alto-mar mais de 100 pessoas que praticavam stand up paddle no Leme. O Corpo de Bombeiros precisou resgatar 73 praticantes, enquanto outras oito pessoas receberam atendimento médico na areia, devido a exaustão e sintomas de hipotermia.

A prefeitura esclareceu que o foco das ações está na responsabilização de empresas e locadoras que oferecem o serviço sem observar as condições climáticas e de segurança, especialmente na área do Posto 6, onde, segundo especialistas, a operação de aluguel de pranchas sequer deveria ocorrer.

“Não pode simplesmente proibir um esporte. O problema está na operação irregular de algumas locadoras e nos passeios feitos sem planejamento ou equipamentos adequados”, avaliou um especialista em ordem pública ouvido pela reportagem.

O Corpo de Bombeiros também emitiu um alerta reforçando as recomendações de segurança. A corporação orienta que, diante da previsão de ventos fortes, mar agitado ou chuva, os praticantes devem evitar a prática, além de usar obrigatoriamente colete salva-vidas, evitar rotas próximas a áreas de navegação e sempre informar alguém sobre o trajeto, compartilhando a localização em tempo real. Em situações de emergência, a recomendação é acionar imediatamente o telefone 193.

O episódio reacendeu discussões sobre regulamentação e fiscalização das atividades esportivas no mar, especialmente em dias de condições climáticas adversas. A prefeitura informou que vai revisar os critérios de concessão de alvarás para empresas que operam na faixa de areia, além de intensificar as ações de conscientização junto aos praticantes do esporte.

Apesar do susto, a prática do stand up paddle permanece autorizada nas praias cariocas, desde que sejam respeitadas as regras de segurança e as condições do mar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS