BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Aviação nacional cresce nas férias: oferta de assentos em julho sobe 6% no Brasil e 27% no exterior

Dados da Abear indicam aquecimento da malha aérea doméstica e internacional, com destaque para Nordeste, Argentina e Chile

A malha aérea brasileira dá novos sinais de expansão neste mês de julho. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta de assentos para voos domésticos cresceu 6% em relação a julho de 2024, totalizando 11 milhões de lugares distribuídos em 68,3 mil operações previstas. O destaque maior, no entanto, está no mercado internacional, que registrou um crescimento expressivo de 27% na comparação anual, com 655 mil assentos e 6,8 mil voos programados.

A retomada e o otimismo do setor são reafirmados pelo presidente da Abear, Juliano Noman. “Com novas rotas e voos extras, as empresas aéreas brasileiras incrementaram a malha aérea para as férias de julho, confirmando a retomada da indústria da aviação. Superamos, pela primeira vez, os números pré-pandemia, com a oferta de 48,8 milhões de assentos nos primeiros cinco meses do ano, o que representa uma alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019. Em relação a 2024, a oferta cresceu 5,2%. Com isso, as empresas estão renovando a confiança na expansão do mercado brasileiro, investindo em conectividade para ampliar o acesso dos brasileiros à aviação.”

Entre os principais polos emissores e receptores de voos domésticos, os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília se destacam. A capital fluminense teve o maior crescimento percentual na oferta de assentos, com aumento de 10%. Em seguida, aparecem Brasília, com alta de 6,4%, e São Paulo, com 5%.

Os dados mostram ainda um reforço nas conexões com destinos turísticos do Nordeste. O fluxo entre Brasília e Pernambuco saltou 44%, enquanto as ligações com a Bahia subiram 17%. São Paulo também ampliou suas rotas com a região: os assentos para voos com destino à Paraíba aumentaram 20% e ao Rio Grande do Norte, 10%. Já os estados da Bahia e Ceará tiveram crescimento de 7% e 5% na capacidade, respectivamente.

No mercado internacional, a Argentina é o principal destaque, com um aumento de 63% na oferta de assentos pelas companhias aéreas brasileiras, somando 155 mil lugares. O mesmo volume foi destinado ao Chile, que registrou crescimento de 17,9%. Para os Estados Unidos, foram disponibilizados 108 mil assentos — uma alta de 6,8%.

Do ponto de vista regional, Santa Catarina lidera a expansão da oferta internacional com aumento de 25%, seguida por São Paulo, com crescimento de 17,7%. Os números refletem uma estratégia clara das companhias aéreas em reforçar rotas durante o período de férias escolares, aproveitando o aquecimento da demanda por viagens de lazer.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS