BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Bauernfest eleva ocupação hoteleira de Petrópolis a 95%

Evento fortalece turismo cultural e calendário anual de Petrópolis, além de gerar R$ 70 milhões para economia local

A Bauernfest, tradicional festa alemã de Petrópolis, já demonstra impacto positivo na economia local mesmo antes de sua abertura oficial, marcada para esta sexta-feira (27). Segundo levantamento do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a rede hoteleira da cidade deve registrar ocupação acima de 95% durante os três fins de semana do evento, que segue até 13 de julho.

Apenas o setor de hospedagem deve movimentar R$ 15 milhões, enquanto a estimativa de impacto econômico total é de R$ 70 milhões. O valor inclui gastos com alimentação, compras, entretenimento e serviços diversos. “Estamos falando de um evento que tem identidade cultural forte, atrai famílias inteiras e movimenta não só a rede hoteleira, mas bares, restaurantes, comércio e prestadores de serviço”, destaca Fabiano Barros, presidente do Convention Bureau.

Reconhecida como a segunda maior festa germânica do Brasil, atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau, a Bauernfest atrai turistas de diversas partes do estado e do país. Muitos optam por bate-volta nos fins de semana, mas um diferencial deste ano é a alta ocupação também nos dias úteis.

A programação inclui apresentações musicais, danças folclóricas, gastronomia típica alemã e atrações para todas as idades. Realizada no Centro Histórico e também nos distritos, a festa colabora para descentralizar o fluxo turístico na cidade. “É um período estratégico para a cidade. A festa contribui para distribuir bem o fluxo de visitantes entre o Centro Histórico e os distritos, favorecendo negócios em diversas regiões”, reforça Barros.

Mais do que uma celebração cultural, a Bauernfest se consolidou como peça-chave na estratégia turística de Petrópolis. A cidade, que antes concentrava visitantes nos meses mais frios, passou a apostar em um calendário diversificado de eventos ao longo do ano, como festivais gastronômicos e esportivos. “Hoje, Petrópolis colhe os frutos de uma estratégia que alia tradição e inovação para atrair públicos variados em todas as estações”, conclui Barros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS