Os Campos Gerais do Paraná registraram movimento intenso no último fim de semana, com a realização do Encontro Nacional Vstrom Brasil, que reuniu mais de 300 motociclistas de diferentes regiões do País. A ação, acompanhada pelo Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do turismo no estado, incluiu visitas a pontos turísticos como o Parque Estadual Vila Velha, Buraco do Padre, Parque Histórico de Carambeí e trechos da Rota 01 – o primeiro roteiro de mototurismo das Américas, entre Ponta Grossa e Antonina.
Segundo o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, o perfil desse público é bem definido: “O turista sobre rodas gosta de apreciar paisagens, fugir do tráfego, estar em contato com a natureza e visitar locais históricos. Para este público, pilotar é um hobby e o uso do transporte é a motivação para viajar”.
Com cerca de 400 inscritos, o evento atraiu motociclistas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de diversos grupos do próprio Paraná. Rodrigo Barbosa, um dos organizadores, afirma que o itinerário teve impacto direto no turismo regional: “Foi uma experiência incrível. Ficamos hospedados em hotéis locais, visitamos os atrativos da região e consumimos nos restaurantes, o que certamente impactou a economia local”.
Estabelecimentos temáticos da região também se beneficiaram. É o caso do Rota 513 Bar e Restaurante e do Portal dos Campos Camping e Cabanas, em Itaiacoca, que receberam parte do grupo. Segundo o proprietário Max Schimidt, a movimentação aqueceu a rede de serviços: “A proximidade com atrativos como Vila Velha e Buraco do Padre reforça nosso posicionamento e atrai mais visitantes com perfil aventureiro”.
Destaque também para a modalidade Driving Experience no Parque Vila Velha, que permitiu a entrada de 100 motocicletas – um recorde para o atrativo. A experiência guiada leva os turistas por pontos icônicos do parque, como as Furnas, a Lagoa Dourada e os arenitos. “É uma forma segura e estruturada de permitir esse tipo de visita, que valoriza o turismo sobre rodas”, explica o guia Bruno Henrique Gonçalves.