BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Brasil tem 60 praias e marinas indicadas ao selo internacional Bandeira Azul

Lista da temporada 2025/2026 inclui destinos de cinco estados; reconhecimento fortalece posicionamento do país no turismo sustentável

O Brasil poderá contar com até 60 praias e marinas ostentando o selo internacional Bandeira Azul na temporada 2025/2026. A lista de candidaturas pré-aprovadas foi divulgada na última quarta-feira (26) pelo Júri Nacional do programa, que é composto por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União e outras entidades. O próximo passo será a análise da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, responsável pela validação final.

O selo Bandeira Azul é um dos mais reconhecidos no mundo quando o assunto é sustentabilidade em áreas costeiras e estruturas náuticas, sendo concedido a praias e marinas que atendem a 38 critérios relacionados à qualidade da água, segurança, gestão ambiental e educação ambiental. Na América do Sul, o Brasil já lidera com 49 certificações e pode ampliar ainda mais essa marca, refletindo o fortalecimento da pauta verde no turismo nacional.

Nesta edição, foram pré-selecionados locais em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Entre os estreantes estão as praias José Gonçalves (Armação de Búzios-RJ), Foguete (Cabo Frio-RJ), Vermelha (Penha-SC) e dos Molhes do Atalaia (Itajaí-SC). Em Santa Catarina, Bombinhas e São Francisco do Sul se destacaram com cinco praias indicadas cada, evidenciando o protagonismo do estado na pauta ambiental e turística.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a ampliação das candidaturas demonstra o compromisso do país com o turismo responsável. “A sustentabilidade é um dos grandes nortes do governo brasileiro, e a possibilidade de ampliarmos o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a visibilidade do Brasil como protagonista do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Segundo Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul e diretora do Instituto Ambientes em Rede (IAR), a expansão da premiação é estratégica para a valorização do patrimônio natural e para a qualificação da gestão ambiental nos destinos. “O programa contribui diretamente para consolidar uma agenda de sustentabilidade no turismo brasileiro”, pontua.

Entre as marinas indicadas, destacam-se unidades como o Yacht Clube da Bahia (Salvador), Marina Itajaí (SC), Iate Clube de Santos (SP) e Marina Costabella (RJ), todas referências em boas práticas de gestão e infraestrutura voltada ao turismo náutico. O reconhecimento internacional contribui ainda para atrair turistas exigentes, que priorizam experiências de contato com a natureza em destinos ambientalmente responsáveis.

A cerimônia oficial de entrega dos certificados está prevista para outubro, em data e local ainda a serem definidos. A expectativa é que os selos reconheçam não apenas o esforço ambiental das cidades, mas também a qualificação dos destinos brasileiros como opções sustentáveis e de qualidade para o turismo internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS